EDITORIAL

Aposentadoria sem medo: organização financeira também para profissionais da área da saúde

 

Samuel da Cruz Marques*

 

*Advogado, teólogo, possui MBA em Administração e Finanças, membro do grupo de pesquisa Nemoreges

 

 

Correspondência: professor@samuelmarques.com.br

Quarenta é a velhice da juventude,

Cinquenta é a juventude da velhice.

Victor Hugo

 

Depois de realizar muitos eventos voluntários propondo a organização financeira das pessoas, resolvi transformar este conteúdo num produto de treinamento e desenvolvimento e oferecer ao mundo corporativo.

No ano de 2003 uma montadora de ônibus e caminhões com sede no Paraná contratou a primeira palestra e mais tarde formatamos um Programa de Educação Financeira no qual disponibilizo até hoje aos funcionários da empresa diversos eventos e materiais que contribuem com a organização financeira pessoal e familiar.

Pouco depois foi desenvolvido ali um Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA) com o objetivo de promover a reflexão multidisciplinar desta transição de carreira com os funcionários que já atingiram a idade de 55 anos.

Para DEPS [1] a aposentadoria ocasiona “afastamento e redimensionamento da natureza interpessoal, bem como novas formas de ocupação do tempo, e consequentemente, novos comportamentos, e novas autopercepções”.

Sendo assim, os programas de preparação são iniciativas do setor de Recursos Humanos das organizações de trabalho oferecendo um suporte para as pessoas que estão prestes a enfrentar “o novo” trazido por estas mudanças.

No caso desta montadora, um evento de abertura é realizado todos os anos apresentando o PPA aos funcionários que completaram a idade exigida, colocando à sua disposição: palestras, vídeos e o atendimento pessoal do consultor financeiro, psicóloga, médico, assistente social e previdenciário.

      Nestes atendimentos cada colaborador tem a oportunidade de refletir sobre uma segunda carreira; uma atividade de voluntariado que pretenda realizar ao deixar a empresa; fazer um checkup médico; avaliar sua condição perante a Previdência Social e também preparar-se financeiramente para a aposentadoria que se aproxima.

Além do apoio prestado ao funcionário, as empresas também percebem vários tipos de benefícios ao preparar a aposentadoria dos seus funcionários. Podemos destacar as três principais:

 

 

Com base nesta experiência prática de mais de dez anos, passei a contribuir com a implantação de programas semelhantes em outras empresas e órgãos públicos, orientando os profissionais de Recursos Humanos, proferindo palestras em congressos e produzindo materiais como o livro “Aposentadoria Sem Medo – Guia prático para implantar um programa de preparo da aposentadoria”.

Agora associado ao grupo de pesquisa Nemoreges (Núcleo de Estudos sobre Morbidade Referida e Gestão em Saúde), iniciado e dirigido pela Profa. Dra. Zaida A. S. Geraldes Soler, pretendo aliar o conhecimento prático à pesquisa acadêmica para identificar e contribuir com os desafios do processo de aposentadoria nas carreiras da área da saúde.

Pretendo pesquisar e compreender melhor como os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde lidam com o momento da aposentadoria, o desligamento da instituição na qual alguns dedicaram mais de trinta anos de suas vidas, a ressignificação de suas vidas, o aspecto financeiro da aposentadoria e outros tópicos que giram em torno desta transição de vida.

A ideia é contribuir para que estes profissionais aproveitem ao máximo o período pós-carreira com atividades produtivas, saúde, equilíbrio financeiro e formação de um legado profissional e familiar.

 

Para o ignorante, a velhice é o inverno;

Para o sábio, é a estação da colheita.

Provérbio judaico

 

Referências

 

  1. Deps VL. A transição à aposentadoria na percepção de professores recém aposentados da Universidade Federal do Espírito Santo [Tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 1994.
  2. Zanelli JCS. Programa de preparação para a aposentadoria. Florianópolis: Insular; 1996.