"Formando multiplicadores para prevenção de infecções sexualmente transmissí­veis" e impacto na formação de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Bianca Beatriz da Silva UFTM
  • Michele Lemos de Lourdes UFTM
  • Anneliese Domingues Wysocki UFMS
  • Bibiane Dias Miranda Parreira UFTM
  • Sueli Riul Da Silva UFTM
  • Mariana Torreglosa Ruiz UFTM

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i4.1243

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem, antes e após a vivência de um projeto de extensão que utilizou a estratégia de multiplicadores sobre formas de transmissão, prevenção, sinais e sintomas de Infecções Sexualmente Transmissí­veis (IST). Material e métodos: Estudo descritivo sobre a vivência de um projeto de extensão voltado para prevenção e promoção da saúde com enfoque nas IST, que teve como estratégia didática a transmissão de conhecimento por multiplicadores e foi desenvolvido em uma Universidade Federal pública. Resultados: Os multiplicadores apresentavam conhecimento sobre as vias de transmissão das IST, reconheciam a necessidade de tratamento do parceiro sexual e identificavam como deve ser realizado o diagnóstico de infecção pelo HIV. A participação no projeto aumentou discretamente o número de respostas corretas, assim como o conhecimento sobre as IST e os sinais e sintomas. Verificou-se maior conhecimento de IST que cursam com leucorreia/corrimento e lesões, além do HIV/Aids e necessidade de explorar mais as seguintes IST: infecção por clamí­dia, HPV e hepatites virais, durante o curso de graduação. Conclusão: Os multiplicadores agregaram novos conhecimentos sobre o tema e a estratégia de multiplicadores mostrou-se efetiva e deve ser estimulada como estratégia didática.

Palavras-chave: doenças sexualmente transmissí­veis, estudantes de enfermagem, educação em saúde.

Biografia do Autor

Bianca Beatriz da Silva, UFTM

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Michele Lemos de Lourdes, UFTM

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Anneliese Domingues Wysocki, UFMS

Doutora. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bibiane Dias Miranda Parreira, UFTM

Doutora. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Sueli Riul Da Silva, UFTM

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Atenção í  Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGAS UFTM).

Mariana Torreglosa Ruiz, UFTM

Doutora, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos originais