Contribuições da monitoria acadêmica em urgência, emergência e terapia intensiva para enfermagem

Autores

  • Ionara da Silva UFRN
  • Joyce Carolynne Silva UFRN
  • Karen Rayara Bezerra Lima UFRN
  • Daniele Vieira Dantas UFRN
  • Rodrigo Assis Neves Dantas UFRN
  • Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro UFS

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v18i2.1318

Resumo

Objetivo: Descrever a vivência durante a monitoria da disciplina de alta complexidade da graduação em Enfermagem, no cuidado ao paciente crí­tico atendido em emergência e terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no primeiro semestre de 2017 pelas monitoras do projeto de ensino intitulado "Inovando o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem na urgência e emergência e terapia intensiva", tendo como público-alvo discentes do sexto perí­odo do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: O papel das monitoras foi, através da divisão da turma em trios, simular o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) utilizando um caso clí­nico de Parada Cardiorrespiratória (PCR), e assim estimular os estudantes a praticar de forma realí­stica as manobras de reanimação cardiopulmonar, além de utilizar o raciocí­nio clí­nico e julgamento crí­tico para definir a possí­vel causa da parada, bem como os cuidados pós-reanimação. Conclusão: A experiência da monitoria é de suma importância na formação acadêmica, pois, ao passo em que utiliza metodologias ativas com a finalidade de garantir melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o monitor também obtém extensa carga de conhecimentos na área e torna-se sujeito ativo no processo de iniciação í  docência.

Palavras-chave: ensino, estudantes de enfermagem, reanimação cardiopulmonar, cuidados crí­ticos.

Biografia do Autor

Ionara da Silva, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN

Joyce Carolynne Silva, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN, Brasil.

Karen Rayara Bezerra Lima, UFRN

Enfermeira pela UFRN, Natal/RN

Daniele Vieira Dantas, UFRN

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil.

Rodrigo Assis Neves Dantas, UFRN

Enfermeiro. Pós-Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Saúde/UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal, RN, Brasil.  

Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro, UFS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Aracajú/SE. Brasil.

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Publicado

2019-05-22

Edição

Seção

Relatos de experiência