Contribuições da monitoria acadêmica em urgência, emergência e terapia intensiva para enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v18i2.1318Resumo
Objetivo: Descrever a vivência durante a monitoria da disciplina de alta complexidade da graduação em Enfermagem, no cuidado ao paciente crítico atendido em emergência e terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no primeiro semestre de 2017 pelas monitoras do projeto de ensino intitulado "Inovando o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem na urgência e emergência e terapia intensiva", tendo como público-alvo discentes do sexto período do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: O papel das monitoras foi, através da divisão da turma em trios, simular o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) utilizando um caso clínico de Parada Cardiorrespiratória (PCR), e assim estimular os estudantes a praticar de forma realística as manobras de reanimação cardiopulmonar, além de utilizar o raciocínio clínico e julgamento crítico para definir a possível causa da parada, bem como os cuidados pós-reanimação. Conclusão: A experiência da monitoria é de suma importância na formação acadêmica, pois, ao passo em que utiliza metodologias ativas com a finalidade de garantir melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o monitor também obtém extensa carga de conhecimentos na área e torna-se sujeito ativo no processo de iniciação í docência.
Palavras-chave: ensino, estudantes de enfermagem, reanimação cardiopulmonar, cuidados críticos.
Referências
Romani HM, Sperandio JA, Sperandio JL, Diniz MN, Inácio MAM. Uma visão assistencial da urgência e emergência no sistema de saúde. Rev Bioet 2009;17(1):41-53.
Diniz AMO. Construção de protocolo clÃnico de atendimento de enfermagem em urgência e emergência no municÃpio de Piedade dos Gerais/MG [Monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem – opção urgência e emergência, Departamento de Enfermagem; 2014.
Silva VMS. A importância da capacitação no atendimento a parada cardiorrespiratória da equipe de uma unidade básica de saúde [Monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem – opção urgência e emergência, Departamento de Enfermagem; 2014.
Souza MJ. Proposta de capacitação para profissionais de enfermagem da urgência e emergência de um hospital público [Monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem – opção urgência e emergência, Departamento de Enfermagem; 2014.
Ferreira CE. Projeto de intervenção: capacitar os profissionais de nÃvel médio e superior de enfermagem do Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha de Conceição do Castelo de atendimento de urgência e emergência no extra e intra-hospitalar [Monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem – opção urgência e emergência, Departamento de Enfermagem; 2014.
Guedes MHC, Gomes JTS, Almeida ASR, Bonfim ALDL, Vilela LFF, Côrtes PPR. Uso de simulação no ensino de urgência e emergência pré-hospitalar para discentes de medicina: Relato de experiência. Revista de Saúde 2017;8(1):8-14.
Lima KRBL, Brito TA, Nunes HMA, Rodriguez GCB, Nascimento RA, Henriques LMN, et al. Nursing students experience in emergency and intensive care in a reference hospital. International Archives of Medicine 2016;287(9):1-5. https://doi.org/10.3823/2158
Alves CA, Barbosa, CNS, Faria, HTG. Parada cardiorrespiratória e enfermagem: o conhecimento acerca do suporte básico de vida. Cogitare Enferm 2013;18(2):296-301. https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.32579
Gonzalez MM, Timmerman S, Oliveira RG, Facholi T, Dallan LAP, Araújo S et al. Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: Resumo Executivo. Arq Bras Cardiol 2013;100 (2):105-13.
Matoso LML. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba 2014;3(2):77-83.
Ascari RA, Mahle M. Vivências da monitoria na disciplina de enfermagem no cuidado perioperatório: relato de experiência em 2015.1. In: Universidade do Estado de Santa Catarina. 25º seminário de iniciação cientÃfica; 2015.