Experiências e percepções dos profissionais de saúde sobre o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente na atenção primária de saúde

Autores

  • Everaldo Nery de Andrade UESB
  • Maykon dos Santos Marinho UESB
  • Felipe Mancini UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i1.2242

Resumo

Objetivo: Verificar as experiências e percepções dos profissionais de saúde sobre o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na atenção primária de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de artigos publicados nas Bases Eletrônicas Lilacs, Medline e Scielo entre os anos de 2005 e 2016, utilizando-se os descritores: prontuário eletrônico, prontuários médicos eletrônicos e atenção primária í  saúde. Resultados: As percepções positivas foram a redução de duplicidade de registro de pacientes e de despesas nos serviços de saúde, melhora no cuidado do paciente e coordenação entre os ní­veis assistenciais e administrativos, enquanto que as negativas foram associadas a infraestrutura precária e falta de capacitação. Conclusão: Apesar de os estudos serem escassos e recentes, as experiências sobre o uso da PEP foram, predominantemente, positivas, porém as fragilidades apontadas dificultam a tomada de decisão e o completo monitoramento das ações em saúde.

Palavras-chave: prontuário eletrônico, prontuários médicos eletrônicos, atenção primária í  saúde

Biografia do Autor

Everaldo Nery de Andrade, UESB

Ft., D.Sc., Professor assistente do curso de fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Maykon dos Santos Marinho, UESB

Enfermeiro, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB)

Felipe Mancini, UNIFESP

Graduado em Ciência da Computação, Doutor em Gestão e Informática em Saúde (UNIFESP), professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

2018-04-03