Percepção do profissional de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i6.2459

Resumo

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) tem grande relevância no processo de trabalho da equipe de enfermagem, visando í  excelência na qualidade de atenção í  saúde do indiví­duo, da famí­lia e da comunidade. O estudo tem como objetivo conhecer a percepção do profissional de enfermagem sobre a SAE, em um hospital de Petrolina/PE. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com 14 profissionais de enfermagem de ní­vel técnico e superior. Os dados foram coletados no perí­odo de agosto a dezembro de 2017, por meio de entrevistas e analisados mediante técnica de análise de conteúdo de Bardin. As percepções dos profissionais de enfermagem resultaram nas categorias: SAE como ferramenta do planejamento dos cuidados de Enfermagem; desafios para implementação da SAE; e SAE proporcionando qualidade na assistência. Os profissionais de enfermagem reconhecem a importância da implementação da SAE e a identificam como condicionante fundamental para qualidade do cuidado, organização da equipe e fluidez da assistência global. O aspecto formativo surge como componente importante no caminho para a mudança, diante do predominante desconhecimento sobre a SAE, decorrente da provável escassez de abordagem sobre o tema na sua formação profissional, principalmente referente ao técnico de enfermagem.

Palavras-chave: processo de enfermagem, percepção, planejamento em saúde, cuidados de enfermagem, protocolos.

Biografia do Autor

Ana Larice Gomes do Nascimento, UPE

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina

Emanoela Negreiro Coelho, UPE

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina

Flávia Emí­lia Cavalcante Valença Fernandes, UPE

Enfermeira, Docente Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, doutoranda em Inovação Terapêutica (UFPE)

Gerlene Grudka Lira, UPE

Enfermeira, Docente Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, mestrado em Ciências da Saúde pela UFPE

Rachel Mola, UPE

Enfermeira, Docente Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, doutoranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem (UPE/UEPB)

 

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Publicado

2019-02-13

Edição

Seção

Artigos originais