Avaliação da aplicabilidade do Curso de Suporte Básico de Vida a distância via web na Marinha do Brasil

Autores

  • Raul Luiz de Souza Cavalcanti FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i4.3758

Resumo

Esta pesquisa trata de investigar o impacto do curso de Suporte Básico de Vida a Distância para Praças na Marinha do Brasil, partindo-se da ideia de que este curso refere-se ao primeiro atendimento em qualquer tipo de acidente, considerando a importância de manter os enfermeiros militares de ní­vel médio da Marinha do Brasil atualizados quanto a estes protocolos e, sobretudo, a dificuldade de fazê-lo, dadas as dimensões continentais do Brasil. Os objetivos da pesquisa foram analisar os resultados da aplicabilidade do curso a partir de documentos gerados pelas avaliações do curso e de documentos referentes ao Ensino í  Distância e í  Marinha do Brasil e analisar os resultados sobre a importância do curso com base nos documentos gerados a partir das avaliações decorrentes do curso, e nos que se referem especificamente ao Ensino í  Distância e í  Marinha do Brasil. Trata-se de estudo de caso, com abordagem quantitativa, realizado por meio da utilização de instrumentos de coleta de dados diversificados: análise de documentos, alguns que foram utilizados para constituir informações sobre os sujeitos e o cenário da pesquisa; e outros para coleta de dados – questionários pedagógicos aplicados na fase í  distância. Os resultados contemplaram informações sobre conteúdo programático abordado e as dificuldades no manejo ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA), durante o curso. Concluí­mos que cursos desta modalidade tem sido um avanço para a qualificação de profissionais para atuar adequadamente nos protocolos de atendimento estabelecidos.

Palavras-chave: ensino í  distância, internet na educação, educação.

 

Biografia do Autor

Raul Luiz de Souza Cavalcanti, FIOCRUZ

Laboratório de Comunicação Celular, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz

Referências

Nunes IB. A História da EAD no Mundo. In: Litto FM, Formiga MMM. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil; 2009.p.2-4.

Marinha do Brasil. Hospital Naval Marcílio Dias 70 anos. Rio de Janeiro: MCE; 2004.

Câmara VG. A construção da identidade professoral militar: um estudo de caso sobre docentes-enfermeiros da escola de saúde da Marinha do Brasil. [Dissertação]. Rio de Janeiro: PUC; 2008. 83p.

Alcantara LM. A Enfermagem militar operativa: gerenciando o cuidado em situações de guerra. [Tese]. Rio de Janeiro: UFRJ-Escola de Enfermagem Anna Nery; 2005. p.34-35.

A história da emergência médica. [citado 2006 Setembro 14]. Disponível em: URL: http:www.foxtreinamento.com.br/historia_emergenciamedica.htm

A história da Emergência Médica. [citado 2006 Setembro 14]. Disponível em URL: http: www.ellusaude.com.br/emergencias/historia_emerg02.asp.

DEnsM-5001. Manual para elaboração de cursos a distância, da Diretoria de Ensino da Marinha, Ostensivo – Marinha do Brasil; 2005. 86 p.

Lévy P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34; 1993.

Santos EO, Okada ALP. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. In: 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Poços de Caldas: ANPEd; 2003.

Lévy P. Cibercultura. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. 2a ed. São Paulo: Editora 34; 2000.

Vallin C, Freire FMP, Fazenda ICA, D’Abreu JVV, Valente JÃ, Oliveira LP et al. Educação à Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp; 2003.

Belloni ML. Educação à Distância. Campinas: Editores Associados; 1999.

Maggio M. O tutor na Educação à Distância. In: Litwin E. Educação à Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed; 2001;p. 93-110.

Valle ERM. A pesquisa participante como metodologia da pesquisa em enfermagem. Revista Enfoque 1988;16(1):20-3.

Lüdke M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

Artigos originais