Ní­vel de conhecimento e desempenho dos acadêmicos de enfermagem quanto í  técnica correta da punção venosa periférica

Autores

  • Daiane Pinto de Almeida FUPAC

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v11i1.3783

Resumo

Introdução: A punção venosa periférica é definida como um procedimento que se caracteriza pela colocação de um dispositivo no interior do vaso venoso, podendo ou não ser fixado í  pele, e que requer cuidados e controle periódico, em caso de sua permanência. Objetivo: Avaliar o ní­vel de conhecimento e desempenho de acadêmicos de enfermagem no momento da punção venosa periférica em situação real de assistência. Material e métodos: Foram analisados 30 alunos do curso de graduação em enfermagem da FUPAC/Ubá matriculados no 6º e 8º perí­odos no ano de 2010, entre 20 e 40 anos de idade e de ambos os sexos. Os instrumentos de análise foram um questionário e a observação direta da prática. Para análise dos dados utilizou-se a estatí­stica descritiva com cálculo das médias, desvio padrão e porcentagem. Resultados: Permitiram identificar que os alunos do oitavo perí­odo assimilaram melhor o conteúdo da matéria de Semiologia e Semiotécnica I e que os do sexto perí­odo apresentaram maior insegurança na realização da punção venosa periférica. Observou-se que os alunos de ambos os perí­odos obtiveram desempenho satisfatório e erros semelhantes no desempenho técnico. Conclusão: Conclui-se que, cada vez mais, deve ser implementado ao curso de graduação um constante aperfeiçoamento dos alunos no que se diz respeito a punção venosa periférica e que os mesmo devem se sensibilizar da importância de prevenir erros, visto que, é um procedimento rotineiro para um profissional de enfermagem.

Palavras-chave: punção, cateter, Enfermagem.

Biografia do Autor

Daiane Pinto de Almeida, FUPAC

Acadêmica do curso de Enfermagem da Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC/Ubá

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Publicado

2012-02-10

Edição

Seção

Artigos originais