Atuação do enfermeiro frente aos efeitos da circulação extracorpórea

Autores

  • Flávia Silva de Souza UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v11i2.3793

Resumo

A circulação extracorpórea (CEC) é uma técnica mundialmente utilizada nos casos em que o coração precisa parar de bater para que ocorra a cirurgia. A máquina faz o papel do coração de bombear sangue de volta para o corpo e do pulmão, oxigenando o sangue venoso que chega dos tecidos. Assim este estudo teve por objetivos: identificar as principais complicações ocasionadas pela CEC e discutir a conduta do enfermeiro na minimização dos efeitos indesejáveis causados pela CEC. Trata-se de uma revisão da literatura, de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através da base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no recorte temporal de 10 anos, sendo utilizados os seguintes descritores: cirurgia torácica, CEC e complicações pós-operatórias. Foram encontrados 8 trabalhos dos quais também surgiram as unidades temáticas: Complicações pulmonares permanecendo como grande problema no pós-operatório em cirurgias com CEC e Atuação do enfermeiro frente aos efeitos da CEC. Conclui-se que as cirurgias que utilizam a CEC podem levar a complicações que, se não forem evitadas ou minimizadas, poderão desenvolver alterações severas e de difí­cil reversão. Das complicações evidenciadas a mais comum está relacionada í  mecânica ventilatória.

Palavras-chave: cirurgia torácica, circulação extracorpórea, complicações pós-operatórias.

 

Biografia do Autor

Flávia Silva de Souza, UFRJ

Professora Orientadora, Chefe da Seção de Educação Continuada do Serviço de Desenvolvimento em Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), docente da disciplina de UTI da UNIPLI

Referências

Souza MHL, Elias DO. Fundamentos da circulação extracorpórea. 2a ed. Rio de Janeiro: Centro Alfa; 2006. 809 p.

Guyton AC, Hal JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Saunders Elsevier; 2006. 276 p.

Alves M. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Campus; 2003.

Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlantas; 1990.

Matsubara TC, Carvalho EC, Canini SRMS, Sawada NO. A crise familiar no contexto do Transplante de Medula Óssea (TMO): uma revisão integrativa. Rev Latinoam Enfermagem 2007;15(4):665-70.

Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia do trabalho científico. 7a ed. São Paulo: Atlas; 2007. 225 p.

Barbosa RAG, Carmona MJC. Avaliação da função pulmonar em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea. Rev Bras Anestesiol 2002;52:6:689-99.

Lúcio EA, Flores A, Blacher C, Leães PE, Lucchese FA, Ribeiro JP. Efetividade do metoprolol na prevenção de fibrilação e flutter atrial no pós-operatório de cirurgia de revascularização miocárdica. Arq Bras Cardiol 2003;82(1):37-41.

Rojas SSO, Veiga VC, Souza JM, Berlinck MF, Senra DF, Vieira RW et al. Correção dos aneurismas da aorta torácica e toracoabdominal. Técnica de Canulação Central. Arq Bras Cardiol 2005;84(4):297-302.

Santos FO, Silveira MA, Maia RB, Monteiro MDC, Martinelli R. Insuficiência renal aguda após cirurgia de revascularização miocárdica com circulação extracorpórea - incidência, fatores de risco e mortalidade. Arq Bras Cardiol 2004;83(2):145-8.

Girardi PBMA, Hueb W, Nogueira CRSR, Takiuti ME, Nakano T, Garzillo CL et al. Custos comparativos entre a revascularização miocárdica com e sem circulação extracorpórea. Arq Bras Cardiol 2008;91(6):369-76.

Alcântara EC, Santos VN. Estudo das complicações pulmonares e do suporte ventilatório não invasivo no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev Med Minas Gerais 2009;19(1):5-12.

Fernandes MVB, Aliti G, Souza EN. Perfil de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica: Implicações para o cuidado de enfermagem. Rev Eletrônica Enferm 2009;11(4):993-9.

Rocha LA, Maia TF, Silva LF. Diagnóstico de enfermagem em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev Bras Enferm 2006;59(3)321-6.

Dantas RAS, Aguillar OM. Problemas na recuperação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio: O acompanhamento pelo enfermeiro durante o primeiro mês após a alta hospitalar. Rev Latinoam Enferm 2001;9(6):31-6.

Downloads

Publicado

2012-04-10