Polí­ticas públicas de saúde no Brasil: evolução histórica

Autores

  • Isaiane Santos Bittencourt UESB
  • Alba Benemérita Alves Vilela UESB
  • Emanuelle Caires Dias A. Nunes UESB

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v10i2.3851

Resumo

As polí­ticas públicas de saúde no Brasil representam instrumentos legais responsáveis pela regulamentação dos serviços de saúde. Este ponto de vista objetiva conhecer a construção histórica das polí­ticas públicas de saúde no Brasil, a partir do olhar de uma reflexão teórica. Os resultados encontrados possibilitaram conhecer a evolução dessas polí­ticas no estado brasileiro como contribuinte para a conjuntura organizacional do setor saúde. Sendo apontados os avanços e desafios encontrados para a consolidação da assistência integral, ao situar as questões da relação público e privado e financiamento. As informações levantadas apresentam as contribuições da evolução histórica das polí­ticas públicas como uma ferramenta de entendimento da conjuntura atual do setor saúde no paí­s, possibilitando encontrar a relevância da participação popular para construção de um sistema consoante às necessidades da população.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, polí­ticas públicas, legislação, saúde.

Biografia do Autor

Isaiane Santos Bittencourt, UESB

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Enfermeira assistencial do Hospital Municipal Esaú Matos

Alba Benemérita Alves Vilela, UESB

D.Sc., Enfermeira, Docente Titular do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Emanuelle Caires Dias A. Nunes, UESB

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bolsista CNP  

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Constituição Federal: Brasília; 1998.

Bertolli F. História da Saúde Pública no Brasil. 4a ed. São Paulo: Ãtica; 2003. 71p.

Paim J, Rouquayrol MZ, Almeida Filho N. Epidemiologia & Saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro: Medsi/Guanabara Koogan; 2003. 708p.

Brasil. Lei nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: DOU; 1990.

Brasil. Lei Nº 8.142 de 28 de Dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília: DOU; 1990.

Mendes EV. Os grandes dilemas do SUS: tomo II. Salvador: Casa da Qualidade; 2001. 176 p.

Pereira MG. Epidemiologia: Teoria e prática. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. 598 p.

Paim JS. Uma análise sobre o processo da reforma Sanitária brasileira. Saúde em Debate 2009;33:27-37.

Silva SF. Sistema Único de Saúde 20 anos: avanços e dilemas de um processo em construção. Saúde em Debate 2009;33:38-46.

Borges JWP, Andrade AM, Souza ACC, Pinheiro NMG. Pragmática da comunicação humana: uma contribuição para a consulta de enfermagem frente à hipertensão arterial. Enfermagem Brasil 2010;9:55-61.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Atualização