Atendimento recebido pelos familiares ao terem um ente querido assistido na sala de urgência e emergência hospitalar

Autores

  • Aldaí­za Ferreira Antunes Fortes EEWB
  • Ana Maria Nassar Cintra Soane EEWB

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v10i4.3867

Resumo

Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com o objetivo de conhecer as percepções dos familiares acerca do atendimento que receberam da equipe médica e de enfermagem, quando tiveram um ente querido assistido na sala de urgência e emergência de instituições hospitalares da cidade de Itajubá/MG. A amostra foi constituí­da por dez familiares de pacientes que foram assistidos na sala de urgência e emergência das instituições em questão. Otipo de amostragem foi a intencional. Da análise dos dados verificamos que 50% referem satisfação com o atendimento recebido, estando diretamente relacionado com a agilidade no atendimento ao paciente, com o fornecimento de informações rápidas e com o esclarecimento de dúvidas pelas equipes de saúde. Destes, 20% tiveram privilégios no atendimento recebido. Os 50% dos entrevistados que referem insatisfação alegam falta de atenção, sensibilização e humanização dos profissionais de saúde, dando sugestões na melhora do atendimento.

Palavras-chave: percepção, assistência í  saúde, serviços médicos de urgência.

Biografia do Autor

Aldaí­za Ferreira Antunes Fortes, EEWB

M.Sc., Enfermeira, Docente da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), Responsável pelo Setor de Pesquisa e Estudos Acadêmicos da EEWB, Minas Gerais

Ana Maria Nassar Cintra Soane, EEWB

M.Sc., Enfermeira, Coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa da EEWB

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Publicado

2020-01-05

Edição

Seção

Artigos originais