A percepção de uma acadêmica da 4ª série no ano que se comemora os 20 anos do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)/SP

Autores

  • Franciele Rezende Ferreira FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v10i6.3881

Resumo

Foram mais de 900 enfermeiros formados desde a autorização do curso, em agosto de 1991, e a cada ano mais 60 acadêmicos ingressam em busca de uma carreira profissional que tem como lema "a arte do cuidar com ciência e humanidade"! Já são 20 anos de luta, perseverança, modificações curriculares, capacitação docente, determinação e vitórias, refletidos em reconhecimento local, regional e nacional, em prêmios e ótimas colocações no cenário nacional da graduação em Enfermagem. Em premiações somos a melhor faculdade de enfermagem do Estado de São Paulo e a 3ª do Brasil. Somos 5 no Enade e um curso 4 estrelas avaliado pela revista Guia do Estudante - Melhores Universidades - da Editora Abril. Em 2011 recebemos o premio Gestão de Qualidade pelo Coren. Vários enfermeiros formados na FAMERP ocupam cargos de destaque dentro dos melhores hospitais do paí­s, como Sara Kubitschek, Albert Einstein, Sí­rio Libanês, Dante Pazzanese, Hospital de Base, dentre outros. E nos intervalos arrumamos um tempo para mostrar nossas habilidades esportivas e causar medo nas outras faculdades através do Interenf. Orgulhe-se Famerp. Parabéns Enfermagem.

Somos privilegiados de estar aqui. Ser Famerp é ser diferente. É amor incondicional. Não é apenas uma escola que capacita bons enfermeiros, mas um ambiente que prepara excelentes profissionais de saúde para inserir no mercado de trabalho. Não temos professores, mas grandes mestres e acima de tudo amigos, que nos ajudam a transformar "o milho em pipoca".

Parece uma eternidade passar 4 anos, mas só parece, pois com certeza não é, e no fim do ciclo você pede que o tempo pare e gostaria de ter poderes para tornar tudo isto eterno. O primeiro ano é aquela timidez - dentro do casulo e então chega o último e tão esperado 4º ano – "a metamorfose". Ser 4º ano é estar cada vez mais perto do competitivo mercado de trabalho. É chegar ao fim perto de um novo começo, porém sem esquecer as origens. Aos próximos fica o dever de continuar lutando com amor por quem te consagrou enfermeiro. Jamais deixe a lâmpada perder seu brilho. Orgulhe-se de onde está e com quem está. Faça tudo com amor, faça sim valer a pena, isso é a chave para o sucesso na vida. Cultive amizades, mantenha contatos e realize o network.

Já passaram 20 anos e passa tão rápido. Muitos outros 20 e tantos virão, porque a Famerp não para de formar. Problemas? Existiram, existem e existirão, mas onde o amor prevalece, a dedicação exalta e a solução aparece. O topo é para poucos, é para guerreiros e a nossa maior retribuição é manter a Enfermagem Famerp em destaque. Somos Famerp até morrer! Estamos na história, somos parte dela. Enfermagem meu orgulho, Famerp meu amor.

O cuidado vira arte e reveste-se de ciência e competência, porque busca integrar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções. Ensina-nos a cuidar com amor para aliviar a dor daqueles que assistimos. Sorria, pois você é um pedaço da Famerp e a Famerp é um pouquinho de cada um nós! Hoje, em 20 anos, contribuí­mos com um quinto desta história, ou para os estatí­sticos, vinte por cento. Os anos vão se passar e este número ficará cada vez menor, mas nunca chegará ao zero. As marcas tendem a diminuir o tamanho, mas não desaparecem. Agora vivemos um momento mágico, celebrando quase a maioridade deste curso, que já escreveu tantos capí­tulos e está sempre coletando material para as memórias e histórias de amanhã.

A história continua. Nós precisaremos encerrar mais um capí­tulo. Vamos seguir em frente, vamos caminhar. Não há limites para cuidar. Enfermagem é o sí­mbolo maior de amor í  vida. E aprendemos que tudo que é feito com amor, fortalece qualquer fraco na luta por dias melhores. Afinal, o nosso cuidar é para toda a vida!

Biografia do Autor

Franciele Rezende Ferreira, FAMERP

Enfermeira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Downloads

Publicado

2020-01-06