"Ser Enfermagem" e vir a "Ser enfermeira(o)" em tempos de COVID-19: memórias e percepção de acadêmicos de enfermagem do quarto ano

Autores

  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP
  • Amanda Rigoli Paganini FAMERP
  • Ana Flávia Cardial Andrade dos Santos FAMERP
  • Carolina Kiyomi Shiraisi Higuchi FAMERP
  • Dafne Raquel Silva FAMERP
  • Jéssica Gabriela Figueiredo da Mata FAMERP
  • Leonardo Henrique de Oliveira FAMERP
  • Maria Beatriz Ismael Coutinho FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v19i5.4468

Resumo

Não sei se me falha a memória e me desculpo se cometo uma injustiça, equí­voco ou "fake", mas assim como "gente que cuida de gente" e considerando o vasto acervo de obras da Dra. Wanda Horta, acredito que tem muito dela nesta frase "Ser Enfermagem e Ser Enfermeiro". Ingressei na EEUSP em 1971, para cursar, com mais 19 alunas, o curso de Obstetrí­cia e fiz complementação em Enfermagem em 1975. Tive a honra e privilégio de ser aluna da Dra. Wanda na graduação, no mestrado por pouco tempo e sempre que a procurávamos. A prontidão, a delicadeza, a solicitude com que nos recebia, nos ensinava e nos estimulava a melhorar. Lembro que nos ensinou observação direta e na sua correção, com muitos vermelhos, suas frases começavam assim: está bom, MAS mude aqui...aqui...aqui...e lá í­amos nós, confiantes, mudar...

Biografia do Autor

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

D.Sc., Obstetriz, enfermeira, livre-docente em enfermagem obstétrica, docente e orientadora de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu,  Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)  

Amanda Rigoli Paganini, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem  

Ana Flávia Cardial Andrade dos Santos, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Carolina Kiyomi Shiraisi Higuchi, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Dafne Raquel Silva, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Jéssica Gabriela Figueiredo da Mata, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Leonardo Henrique de Oliveira, FAMERP

Aluno do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Maria Beatriz Ismael Coutinho, FAMERP

Aluna do Quarto Ano de Curso de Graduação em Enfermagem

Referências

Barrosoa BIL, Souza MBCA, Bregalda MM, Lancmand S, Costa VBB da. A saúde do trabalhador em tempos de COVID-19: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional. Cad Bras Ter Ocup 2020;28(3):1093-1102. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF20911

Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad Saúde Pública 2020;36(8):e00149720. https://doi.org/10.1590/0102-311X00149720

Spalding M, Rauen C, Vasconcellos LMR, Vegian MR C, Miranda KC, Bressane A, Salgado MAC. Desafios e possibilidades para o ensino superior: uma experiência brasileira em tempos de COVID-19. Research Society and Development 2020;9(8)e534985970. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5970

Arruda EP. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19 . EmRede 2020;7(1):257-75.

Santana CS, Ferreira P, Unes JA, Teixeira MLB, Gouvêa MIFS. Cuidar em tempos da COVID-19: lições aprendidas entre a ciência e a sociedade. Cad Saúde Pública 2020;36(6):e00115020. https://doi.org/10.1590/0102-311x00115020

Joye CR, Moreira MM, Rocha SSD. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development 2020;9(7):e521974299. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299

Camacho ACLF, Joaquim FL, Menezes HF, Sant’ Anna RM. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research Society and Development 9(5):30953151. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3151

Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Ensino de enfermagem em tempos de COVID-19: como se reinventar nesse contexto? Texto Contexto Enferm 2020;29:e20200202. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002

Carneiro LA, Rodrigues W, França G, Prata DN. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research Society and Development 2020;9(8):e267985485. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485

Boni RB. Websurveys nos tempos de COVID-19. Cad Saúde Pública 2020;36(7):e00155820. https://doi.org/10.1590/0102-311X00155820

Downloads

Publicado

2020-12-04