"Ser Enfermagem" e vir a "Ser enfermeira(o)" em tempos de COVID-19: memórias e percepção de acadêmicos de enfermagem do quarto ano
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v19i5.4468Resumo
Não sei se me falha a memória e me desculpo se cometo uma injustiça, equívoco ou "fake", mas assim como "gente que cuida de gente" e considerando o vasto acervo de obras da Dra. Wanda Horta, acredito que tem muito dela nesta frase "Ser Enfermagem e Ser Enfermeiro". Ingressei na EEUSP em 1971, para cursar, com mais 19 alunas, o curso de Obstetrícia e fiz complementação em Enfermagem em 1975. Tive a honra e privilégio de ser aluna da Dra. Wanda na graduação, no mestrado por pouco tempo e sempre que a procurávamos. A prontidão, a delicadeza, a solicitude com que nos recebia, nos ensinava e nos estimulava a melhorar. Lembro que nos ensinou observação direta e na sua correção, com muitos vermelhos, suas frases começavam assim: está bom, MAS mude aqui...aqui...aqui...e lá íamos nós, confiantes, mudar...
Referências
Barrosoa BIL, Souza MBCA, Bregalda MM, Lancmand S, Costa VBB da. A saúde do trabalhador em tempos de COVID-19: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional. Cad Bras Ter Ocup 2020;28(3):1093-1102. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF20911
Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad Saúde Pública 2020;36(8):e00149720. https://doi.org/10.1590/0102-311X00149720
Spalding M, Rauen C, Vasconcellos LMR, Vegian MR C, Miranda KC, Bressane A, Salgado MAC. Desafios e possibilidades para o ensino superior: uma experiência brasileira em tempos de COVID-19. Research Society and Development 2020;9(8)e534985970. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5970
Arruda EP. Educação remota emergencial: elementos para polÃticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19 . EmRede 2020;7(1):257-75.
Santana CS, Ferreira P, Unes JA, Teixeira MLB, Gouvêa MIFS. Cuidar em tempos da COVID-19: lições aprendidas entre a ciência e a sociedade. Cad Saúde Pública 2020;36(6):e00115020. https://doi.org/10.1590/0102-311x00115020
Joye CR, Moreira MM, Rocha SSD. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development 2020;9(7):e521974299. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299
Camacho ACLF, Joaquim FL, Menezes HF, Sant’ Anna RM. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research Society and Development 9(5):30953151. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3151
Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Ensino de enfermagem em tempos de COVID-19: como se reinventar nesse contexto? Texto Contexto Enferm 2020;29:e20200202. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002
Carneiro LA, Rodrigues W, França G, Prata DN. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research Society and Development 2020;9(8):e267985485. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485
Boni RB. Websurveys nos tempos de COVID-19. Cad Saúde Pública 2020;36(7):e00155820. https://doi.org/10.1590/0102-311X00155820