Método mãe canguru: um contato de amor e carinho - atuação do enfermeiro na orientação desse método

Autores

  • Inês Maria Meneses dos Santos UNIRIO
  • Sabrina Ferreira de Oliveira UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v8i3.4658

Palavras-chave:

recém-nascido de baixo peso; prematuro; método canguru; enfermagem neonatal

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Apresenta como objetivo: Analisar as orientações de enfermagem sobre o método mãe canguru na perspectiva dos enfermeiros que atuam na unidade intermediária neonatal de uma maternidade do Município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e novembro de 2007, por meio de uma entrevista contendo questões abertas sobre o método canguru. Os sujeitos entrevistados foram seis enfermeiros neonatologistas. O cenário escolhido foi uma maternidade pública do município do Rio de Janeiro. Posteriormente, foram criadas duas categorias temáticas: 1) O contato entre mãe-bebê estimulado pelo enfermeiro, como parte da assistência ao recém-nascido de baixo peso e/ou prematuro; 2) Capacitação do enfermeiro sobre o método canguru. Concluiu-se que ainda existe uma parte considerável de enfermeiros que resistem em utilizar as orientações sobre o método canguru, como parte da assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Inês Maria Meneses dos Santos, UNIRIO

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO. RJ, Brasil

Sabrina Ferreira de Oliveira, UNIRIO

Enfermeira, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO RJ, Brasil

Referências

Whaley LF, Wong DL. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Brasil. Ministério da Saúde. Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso - método mãe – canguru. Manual técnico. Brasília: MS; 2002.

Ferreira L, Vieira CS. A influência do método – canguru na recuperação do recém-nascido em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão de literatura. Acta Scientiarum Health Sciences 2003;25(1):41-50.

Caetano LS, Borçari IT, Vilaça CM, Santos JA. O posicionamento canguru e amamentação de recém-nascidos a termo. Enfermagem Brasil 2006;5:337-40.

Figueiredo NMA. Método e metodologia na pesquisa científica. São Paulo: Difusão; 2004.

Oriá MOB, Moraes LMP,Victor JF. A comunicação como instrumento do enfermeiro para o cuidado emocional do cliente hospitalizado. Revista Eletrônica de Enfermagem; 2004;06(2).

Oliveira ND. O que é a norma brasileira de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso (método mãe-canguru)- 2000 [online]. [citado 2006 Dez 28]. Disponível em URL: www.metodocanguru.org.br/funciona.htm

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196, de 1º de Outubro de 1996 – dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: MS; 1996.

Downloads

Publicado

2009-06-20

Edição

Seção

Artigos originais