Avaliação da eficácia da fita teste utilizada para determinar a concentração do ácido peracético
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v8i3.4659Resumo
O ácido peracético é um desinfetante de alto nível e esterilizante para artigos termossensíveis. Mas o processo de esterilização e desinfecção com o ácido peracético é um método de difícil monitoração quanto a sua efetividade. O estudo desenvolvido foi do tipo descritivo de caráter quantitativo, tendo como objetivo avaliar a eficácia dos métodos de monitoração dos processos de desinfecção e esterilização com ácido peracético, avaliando, assim, o aspecto fidedigno dos resultados obtidos com os testes, garantindo a confiança do profissional enfermeiro sobre os processos e sua tranqüilidade em relação à segurança de seus pacientes. Foram utilizados 2 tipos de amostras do ácido peracético, coletadas em 3 períodos de tempo diferentes. Após a coleta foram realizados 2 tipos de testes: com a fita teste (recomendado pelo fabricante do ácido) e o teste laboratorial para quantificação da concentração de ácido peracético presente na amostra (iodometria). Em seguida, os resultados dos testes foram comparados. Concluiu-se que os resultados obtidos com os testes laboratoriais são mais fidedignos, pois se aproximam da concentração de ácido peracético indicada pelo fabricante da solução. Além disso, concluiu-se, também, que a solução mantém uma concentração satisfatória de ácido peracético por um período de tempo maior que trinta dias.
Referências
Lacerda RA. Controle de infecção em centro cirúrgico: fatos, mitos e controvérsias. São Paulo: Atheneu; 2003.
Moraes MSV, Andrade NJ, Chaves JBP, Passos FJV, Gomide LAM. Isolamento de esporos em equipamentos de abatedouros avícolas e avaliação de sua resistência a sanificantes químicos. Ciênc Tecnol Aliment 1997;17(3).
Souza JB, Daniel LA. Comparação entre hipoclorito de sódio e ácido peracético na inativação de E. coli, colifagos e C. perfingens em água com elevada concentração de matéria orgânica. Eng Sanit Ambient 2005;10(2).
Possari JF. Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. 2a ed. São Paulo: Iátria; 2005.
SOBECC. Práticas recomendadas: centro-cirúrgico, recuperação pós-anestésica, centro de material e esterilização. 4ª ed. São Paulo: Congraf; 2007.
Ministério da Saúde. Portaria 122/DTN de 29 de novembro de 1993. Inclui o princípio ácido peracético para uso das formulações de desinfetantes/esterilizantes. Secretaria de Vigilância Sanitária, Brasília, D.F., 29 dezembro 1993. Brasília: MS; 1993.
Sterilife. Ácido peracético à 0,2% - manual do usuário. [s.l.]: Lifemed, [s.d.].
MERCK. Merckoquant Test Ácido Peracético (bula do produto). Alemanha. (venda somente para estabelecimentos de saúde). Lote: hc748156.
SOLVAY Peróxidos do Brasil Ltda. Análise de ácido peracético – soluções de desinfecção [online]. [citado 2007 Set 21]. Disponível em URL:http://www.peroxidos.com.br/library/bysection/result/0,0,-_PT-1000054,00.html
Kunigk L. Ação do ácido peracético sobre microorganismos contaminantes do processo cervejeiro [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Natália Peres Gonçalves Pavani, Ana Lúcia Colombo, Setsuko Sato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.