Ensino da Ética da Virtude em cursos de graduação em Enfermagem no Brasil: necessário refletir nesses tempos de pandemia

Autores

  • Juliana Dias Reis Pessalacia FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v20i4.4929

Resumo

O avanço científico e tecnológico, atrelado ao emergente pluralismo social tem imposto desafios ao ensino de ética e bioética em cursos da área de saúde. A falta de consenso ético, pautado em modelos e teorias relativistas, desafia o debate e o exercício do julgamento moral acerca de questões de ordem prática na atuação dos profissionais. Considerando-se que a ética busca a reflexão prática com objetivo de balizar as ações humanas, torna-se necessário o estabelecimento de premissas para o entendimento do julgamento moral. Nesse contexto, a ética da virtude é um referencial teórico útil para orientar as ações dos profissionais de enfermagem...

Biografia do Autor

Juliana Dias Reis Pessalacia, FAMERP

Enfermeira, Doutorado e Pós-Doutorado em Enfermagem na temática da Bioética, docente de graduação, orientadora e coordenadora de curso de pós-graduação em Enfermagem

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Publicado

2021-09-20