Ensino da Ética da Virtude em cursos de graduação em Enfermagem no Brasil: necessário refletir nesses tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v20i4.4929Resumo
O avanço científico e tecnológico, atrelado ao emergente pluralismo social tem imposto desafios ao ensino de ética e bioética em cursos da área de saúde. A falta de consenso ético, pautado em modelos e teorias relativistas, desafia o debate e o exercício do julgamento moral acerca de questões de ordem prática na atuação dos profissionais. Considerando-se que a ética busca a reflexão prática com objetivo de balizar as ações humanas, torna-se necessário o estabelecimento de premissas para o entendimento do julgamento moral. Nesse contexto, a ética da virtude é um referencial teórico útil para orientar as ações dos profissionais de enfermagem...
Referências
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret; 2015.
Peterson C, Seligman MEP. Character Strengths and Virtues: A Classification and Handbook. Washington, DC: American Psychological Association; 2004.
McGrath RE, Brown M. Using the VIA Classification to Advance a psychological science of virtue. Front Psychol 2020;11:565953. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.565953
Nietzsche F. Genealogia da moral. Traduzido por Sousa PC. São Paulo: Companhia das Letras; 2009.
Falcó-Pegueroles A, Rodríguez-Martín D, Ramos-Pozón S, Zuriguel-Pérez E. Critical thinking in nursing clinical practice, education and research: From attitudes to virtue. Nurs Philos 2021;22(1):e12332. https://doi.org/10.1111/nup.12332
Nunes-Neto N, Conrado DM. Ensinando ética. Educ Rev 2021;37: e24578. https://doi.org/10.1590/0102-469824578
Näsman Y, Nyholm L. The movement of virtue from ethos to action. Nurs Philos 2021;22(2):e12339. https://doi.org/10.1111/nup.12339
Armstrong AE. Towards a strong virtue ethics for nursing practice. Nurs Philos 2006;7(3):110-24. https://doi.org/10.1111/j.1466-769X.2006.00268.x.
Näsman Y, Lindholm L, Eriksson K. Caritativ vårdetik — vårdandets ethos uttryckt i vårdares tänkande och handlande. Vård i Norden 2008;28(2):50-2. https://doi.org/10.1177/010740830802800212
Sinclair S, Kondejewski J, Jaggi P, Dennett L, Roze des Ordons AL, Hack TF. What is the state of compassion education? A systematic review of compassion training in health care. Acad Med 2021;96(7):1057-70. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000004114
Anselmi KK. Nurses' personal liability vs. employer's vicarious liability. Medsurg Nurs [Internet]. 2012 [cited 2021 Aug 15];21(1):45-8. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22479877/
Amer A. The ethics of veracity and it is importance in the medical ethics. Open Journal of Nursing 2019;9:194-198. https://doi.org/10.4236/ojn.2019.92019
Fowers BJ, Novak LF, Calder AJ, Sommer RK. Courage, justice, and practical wisdom as key virtues in the era of COVID-19. Front Psychol 2021;12:647912. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.647912
Ferreira HM, Ramos LH. Diretrizes curriculares para o ensino da ética na graduação em enfermagem. Acta Paul Enferm 2006;19(3):328-31. https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000300012
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Dias Reis Pessalacia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.