Presença do pai no momento do parto: percepções e sentimentos das puérperas

Autores

  • Aldaí­za Ferreira Antunes Fortes Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Tatiana Von Pinho Costa Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v15i4.499

Resumo

Objetivos: Conhecer as percepções e os sentimentos das puérperas acerca da presença do pai no momento do parto. Métodos: Estudo qualitativo, do tipo exploratório, descritivo. A amostragem foi do tipo proposital. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, de Itajubá/MG colheram-se os dados por meio de dois instrumentos: um estruturado contendo informações relacionadas às caracterí­sticas pessoais das participantes do estudo e um roteiro de entrevista aberta composto por duas questões. Tais dados foram analisados e interpretados utilizando a estatí­stica descritiva e a análise de conteúdo, respectivamente, para cada instrumento. Resultados: Para as 10 puérperas entrevistadas a presença do pai no momento do parto significa "segurança, força, união e interesse"; "foi muito importante" e, "calma e tranquilidade". Ao terem o pai presente no momento do parto elas se sentem "bem, bastante emocionadas e muito felizes"; "mais confiantes e seguras", "estar vivendo e dividindo um momento só nosso" e, "mais tranquilas". Conclusão: As puérperas são extremamente beneficiadas com a presença do pai no momento do parto.

Palavras-chave: pai, parto humanizado, percepção, assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Aldaí­za Ferreira Antunes Fortes, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Enfermeira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Docente das disciplinas Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado IV, Relato de Práticas Clí­nicas em Enfermagem e Relato de Práticas Gerenciais em Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da EEWB, Minas Gerais

Tatiana Von Pinho Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Enfermeira Auditora da Unimed Lavras Cooperativa de Trabalho Médico, Lavras/MG  

Referências

Brasil. Diário Oficial da União. Lei nº11.108. Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do sistema único de saúde-SUS. Brasília: Diário Oficial da União; 2005.

Ziegel EE, Cranley MS. Enfermagem Obstétrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.

Souza TG, Gaiva MAM, Modes PSS. A humanização do nascimento: percepção dos profissionais de saúde que atuam na atenção ao parto. Rev Gaúcha Enferm 2011;32(3):479-86.

Dodou HD, Rodrigues DP, Guerreiro EM, Guedes MVC, Lago PN, Mesquita NS. A contribuição do acompanhante para a humanização do parto e nascimento: percepções de puérperas. Esc Anna Nery 2014;18(2):262-69.

Marconi MA, Lakatos EM. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas; 2010.

Dyniewicz AM. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2a ed. São Caetano do Sul, São Paulo: Difusão; 2009.

Longo CSM, Andraus LMS, Barbosa MA. Participação do acompanhante na humanização do parto e sua relação com a equipe de saúde. Rev Eletronica Enferm 2010;12(2):386-91.

Fortes AFA, Pinelli AB, Magalhães MAM, Almeida QP. Acompanhamento no pré, trans e pós-parto imediato: significados e sentimentos dos pais [TCC]. Itajubá: Escola de Enfermagem Wenceslau Braz; 2013. 88p.

Espirito Santo LC, Bonilha ALL. Expectativas, sentimentos e vivências do pai durante o parto e nascimento de seu filho. Rev Gaucha Enf 2000;21(2):87-109.

Zorzi NT. Reflexão sobre a participação do pai no momento do nascimento. [citado 2015 Maio 12]. Disponível em URL: http://www.amigasdopartoprofissionais.com/2011/05/reflexao-sobreparticipacao-do-pai-.html.

Downloads

Publicado

2016-11-05

Edição

Seção

Artigos originais