A implicação da espiritualidade na saúde

Autores

  • José Laurindo Filho UFF
  • Selma Petra Chaves Sá UFF
  • Miriam Marinho Chrizostimo UFF
  • Fernanda Fernanda Pessanha de Oliveira UFF
  • Bruna Maira Ferreira Barreto Pires UFF
  • Mirian da Costa Lindolpho UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v15i5.674

Resumo

Relato de caso que descreve atividades realizadas durante participação de profissionais de distintas áreas em uma iniciativa de oferecimento de cuidados í  saúde e suporte religioso í  população, entre os dias 13 e 18 de julho de 2015. A compreensão do indiví­duo em sua essência, como um ser que possui necessidades no âmbito biológico, psicológico, social e espiritual, que precisam ser atendidas em sua plenitude, remete a reflexões relacionadas í  influência da espiritualidade nas respostas humanas aos agravos í  saúde. A abordagem inicial í  população se deu a partir de contato a transeuntes, que passavam próximo ao local onde se encontra a comunidade religiosa que organizou a atividade, através do qual as pessoas eram convidadas a desfrutar dos serviços oferecidos e suporte religioso. Destaca-se o importante papel social exercido por comunidades religiosas, não apenas no suprimento de necessidades espirituais diretas, como o suporte í  religião, mas também a demandas sociais e saúde.

Palavras-chave: espiritualidade, saúde, comunidade religiosa.

Biografia do Autor

José Laurindo Filho, UFF

Licenciado em Matemática (UFES), Bacharel em Teologia (FABAT), Pós-graduado em Teologia e Master of Science with Commendation, University of Bristol,UK, Docente convidado da disciplina Espiritualidade no campo da saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Selma Petra Chaves Sá, UFF

D.Sc., Enfermeira. Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora do Centro de Atenção ao Idoso (UFF), Docente da disciplina Espiritualidade no campo da saúde

Miriam Marinho Chrizostimo, UFF

Enfermeira, Doutoranda em enfermagem, Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de  Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vice-coordenadora do Centro de Atenção ao Idoso da UFF, Docente da disciplina Espiritualidade no campo da saúde (UFF)

Fernanda Fernanda Pessanha de Oliveira, UFF

M.Sc., Enfermeira, Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bruna Maira Ferreira Barreto Pires, UFF

M.Sc., Enfermeira, Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mirian da Costa Lindolpho, UFF

Enfermeira, Doutoranda em enfermagem, Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vice-coordenadora do Centro de Atenção ao Idoso da UFF, Docente da disciplina Espiritualidade no campo da saúde (UFF)

Referências

Moreira-Almeida A. O crescente impacto das publicações em espiritualidade e saúde e o papel da Revista de Psiquiatria Clínica. Rev Psiquiatr Clín 2010;37(2):41-2.

Koenig HG. Medicina, religião e saúde: o encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L± 2015, p.248.

Ferreira GCF. Salimena AMO. Melo MCS. Crença e religiosidade: auxílio à equipe de enfermagem no enfrentamento da morte do paciente cirúrgico. Enfermagem Brasil 2013;11(6):343-7.

Moreira-Almeida A, Pinsky I, Zaleski M, Laranjeira R. Envolvimento religioso e fatores sociodemográficos: resultados de um levantamento nacional no Brasil. Rev Psiquiatr Clín 2010;37(1):12-5.

Oliveira MR, Junges JR. Saúde mental e espiritualidade/religiosidade: a visão de psicólogos. Estud Psicol 2012;17(30):469-76

Sanchez KOL, Ferreira NMLA, Dupas G, Costa DB. Apoio social à família do paciente com câncer: identificando caminhos e direções. Rev Bras Enferm 2010;63(2):290-9.

Rodrigues S. Chalhub A. Amor com dependência: um olhar sobre a teoria do apego. O portal dos psicólogos 2010:1-15.

Fleck MPA, Borges ZN, Bolognesi G, Rocha NS. Desenvolvimento do WHOQOL, módulo espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais. Rev Saúde Pública 2003;37(4):446-53.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Relatos de experiência