O perfil das publicações de auditoria e o papel do profissional auditor em enfermagem (2009-2012)

Autores

  • Ariadina Silva da Nobrega Universidade Celso Lisboa
  • Camila Neto Universidade Celso Lisboa
  • Lisandra Rodrigues Risi Universidade Celso Lisboa
  • Ricardo José Oliveira Mouta UERJ
  • Paula Lemos Universidade Celso Lisboa
  • Telma Pena UERJ

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v15i6.723

Resumo

Introdução: A auditoria em enfermagem está compreendida na auditoria hospitalar, com análise ao que tange as atividades de enfermagem, podendo ser realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente. O objeto de estudo foi a produção cientí­fica de Auditoria em Enfermagem e a qualidade da assistência nos registros. Objetivo: Quantificar as produções cientí­ficas em consonância com a temática e discutir o resultado desta busca realizada no banco de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Métodos: O estudo é bibliográfico, apresenta uma abordagem do tipo qualitativa, descritiva-exploratória desenvolvida através do método de Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Resultados: Após a realização de diversos tipos de leitura do material obtido, o presente trabalho contou com 6 publicações que abordam questões sobre auditoria e o papel do profissional de enfermagem. Conclusão: Conclui-se que as publicações ressaltam a importância do registro da equipe de enfermagem, como é fundamental ao processo de auditoria e a necessidade de maior conhecimento dos enfermeiros sobre auditoria.

Palavras-chave: auditoria de enfermagem, qualidade da assistência í  saúde, gestão em saúde.

 

Biografia do Autor

Ariadina Silva da Nobrega, Universidade Celso Lisboa

Enfermeira, Pós-Graduada em Auditoria Hospitalar pela Universidade Celso Lisboa

Camila Neto, Universidade Celso Lisboa

Enfermeira, Pós-Graduada em Auditoria Hospitalar pela Universidade Celso Lisboa

Lisandra Rodrigues Risi, Universidade Celso Lisboa

M.Sc., Enfermeira, Docente da Pós-Graduação em Auditoria Hospitalar pela Universidade Celso Lisboa, Consultor Técnico em Compras da Rede D"'Or São Luiz, RJ

Ricardo José Oliveira Mouta, UERJ

D.Sc., Enfermeiro, Docente do Departamento Materno Infantil da UERJ

Paula Lemos, Universidade Celso Lisboa

Enfermeira, Pós-Graduada em Auditoria Hospitalar pela Universidade Celso Lisboa

Telma Pena, UERJ

Enfermeira, Pós-graduada em Gestão em Saúde pelo Instituto Medicina Social – UERJ

Referências

Menezes JGBRL, Bucchi SM. Auditoria em enfermagem: um instrumento para assistência de qualidade. Rev Enferm UNISA 2011;12(1):68-72.

Rosa LA, Caetano LA, Matos SS, Reis DC. Auditoria como estratégia de avaliação dos registros de enfermagem em unidade de internação pediátrica. Rev Min Enferm 2012;16(4):546-54.

Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Enferm 2011;64(5):931-7.

Motta ALC. Auditoria de Enfermagem nos hospitais e operadoras de planos de saúde. 4a ed. São Paulo: Iátria; 2008. p.166.

Passos MLL, Borges CT, Cavalcante MBP, Gurgel MGI, Costa MS, Alves, MDS. Auditoria de Enfermagem: conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Rev Rene 2012;13(5):1025-33.

Zirley LM, Lima CT, Ulhôa ML. Análise das auditorias do Protocolo Manchester de Classificação de Risco. Enfermagem Brasil 2013;12(3):152-9.

Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev Eletr Enferm 2009;11(4):1018-25.

Setz VG, Dilnnocenzo M. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta Paul Enferm 2009;22(3):313-7.

Vieira MAC, Ascari TM, Olvani MSOM, Ascari RA. Anotações de Enfermagem e Auditoria: uma revisão intergrativa da Literatura. Rev Saúde Públ Santa Cat 2015;8(2):111-21.

Pereira AS, Miranda NRR, Costa RF. Auditoria em enfermagem e suas interfaces com o cuidado: uma revisão de literatura. Acadêmico 2011;1(2):287-306.

BRASIL. Ministério da Saúde. Auditoria do SUS: orientações básicas. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Brasília (DF), 2011.p.48. Série A. Normas e Manuais Técnicos.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão Integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na Enfermagem. Texto Contexto Enferm 2008;17(4):758-64.

Barreto JS, Rodrigues SEM, Rodrigues DP. Riscos e agravos na saúde dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho. Enfermagem Brasil 2012; 11(1):35-42.

Simões ALA, Fávero N. Aprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica. Rev Latinoam Enferm 2000;8(3):91-6.

Silva MVS, Silva LMS, Dourado HM, Nascimento AAM, Moreira TMM. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev Bras Enferm 2012;65(3):535-8.

Downloads

Publicado

2016-12-26