EDITORIAL
Temáticas atuais de uroginecologia

 

Samantha Karlla Lopes de Almeida Rizzi

 

Ft,.  D.Sc., Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM)

 

Endereço para correspondência: samyfisio@gmail.com

 

Esta edição do caderno de uroginecologia da Fisioterapia Brasiltraz três artigos de temáticas diferentes. O primeiro elucida a importância da fisioterapia pélvica na atenção básica, com atuação na promoção de saúde, e não apenas na reabilitação. O fisioterapeuta tem se inserido cada vez mais nas unidades básicas de saúde e trabalhos como esse são essenciais para que a profissão ganhe espaço na atenção primária.

O segundo artigo avaliou o uso da compressão pneumática intermitente no tratamento do linfedema. Essa técnica foi por muito tempo contra-indicada nas patologias vasculares, devido ao uso antigo de luvas e meias monocamadas. No entanto, com o surgimento de equipamentos modernos, com vestimentas multicamadas e compressão gradual, o uso da compressão pneumática no tratamento do linfedema tem crescido, inclusive com indicação da técnica nos guidelines internacionais, como complemento à terapia física complexa.

O terceiro artigo traz um guia de orientações e exercícios fisioterapêuticos para gestantes com câncer de mama. Embora o fisioterapeuta especializado em uroginecologia tenha experiência em atendimentos a gestantes, existem particularidades no manejo de gestantes com câncer de mama. O guia foi desenvolvido após busca estruturada sobre o tema nas principais bases de dados científicas.