Cotidiano alimentar das crianças de escolas de educação infantil: visão dos funcionários

Autores

  • Patricia Mergen Ramos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v18i1.1217

Resumo

Objetivo: Detectar os problemas que dificultam a efetiva educação alimentar e nutricional dentro de escolas de educação infantil. Metodologia: Foram selecionadas 55 mulheres que trabalham em escolas de educação infantil de Esteio. A coleta de dados foi por meio de questionários, um sobre alimentação saudável e o outro sobre hábitos e costumes. Resultados: 86,84% das participantes relataram não apresentarem problemas de saúde. Sobre a educação, pode-se observar que existe uma dependência do grau de instrução com o local pesquisado. Portanto, quanto mais educação mais entendimento sobre o cotidiano alimentar das crianças. Sobre a etnia, foi possí­vel verificar que existe uma diferença entre o observado na pesquisa e o panorama populacional da região, a etnia não influência no cotidiano alimentar das crianças. Conclusão: Há necessidade de capacitação dos profissionais da área da saúde e da pedagogia, assim como auxiliares e proprietários, que possam ter orientações sobre as questões alimentares. Nesse sentido o trabalho multidisciplinar com a presença do profissional nutricionista, para transmissão do conhecimento técnico em relação í  alimentação saudável é de suma importância.

Palavras-chave: alimentos formulados, alimentos infantis, nutrição da criança.

Biografia do Autor

Patricia Mergen Ramos, UNISINOS

Pós-Graduação Latu sensu em Nutrição Pediátrica no Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), Serrat, Porto Alegre RS

 

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Publicado

2019-08-04

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Seção

Artigos originais