Citius, altius, fortius, suspenso

Autores

  • Jean Louis Peytavin Université Lyon II, França

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v14i2.117

Resumo

O relatório da comissão da World Anti Doping Agency (WADA) provocou um terremoto no mundo do atletismo no dia de seu lançamento público, em 9 de novembro de 2015 [1]. Este relatório, dirigido pele canadense Richard Pound, estabelece claramente a responsabilidade de inúmeros atletas, dirigentes, médicos e treinadores da Rússia no maior escândalo de doping de todos os tempos, onde se encontra todos os elementos não só do doping, mas também da corrupção e da razão de estado, como no velho tempo da guerra fria.

A WADA atingiu o alvo o mais fácil, visto que muitas acusações bem documentadas já eram relatadas por jornalistas alemães e ingleses, justamente sobre o caso russo. O relatório já provocou uma cascata de demissões nas instâncias russas e internacionais, começando pelo antigo presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o senegalês Lamine Diack, que era até hoje membro honorário do Comitê Olí­mpico Internacional.

Nos próximos episódios desta novela, que vai fazer o novo presidente da IAAF, o inglês Sebastian Coe? A Rússia, apesar de reclamar da perseguição polí­tica, vai ter que fazer uma grande faxina se quiser participar dos Jogos do Rio de Janeiro, e Sebastian Coe estabeleceu prazos. Mas a Rússia não é isolada, e o inquérito no mundo do esporte, dirigido pela Interpol, vai descobrir que o doping não é uma especialidade russa, nem do atletismo. Após o ciclismo e o atletismo, nas suas diversas modalidades, estamos esperando a vez da natação e do futebol, e as explicações de vários paí­ses. É uma situação de emergência: sem mudança imediata, a cidade olí­mpica do Rio de Janeiro vai ser vazia, ou virar um supermercado de drogas. Faster, higher, stronger, suspended (citius, altius, fortius, suspenso)? pergunta a imprensa americana. Isso é um bom resumo da situação atual.

Biografia do Autor

Jean Louis Peytavin, Université Lyon II, França

MD, Faculdade de Medicina, Universidade Lyon II, França

Referências

World Anti Doping Agency (WADA). Relatório da comissão independente. Disponível em: https://www.wada-ama.org/en/resources/world-anti-doping-program/independent-commission-report-1; 9 nov 2015.

Downloads

Publicado

2015-05-13