Ní­veis de força em adolescentes de diferentes estágios maturacionais

Autores

  • Érica Valeria da Silva Macêdo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jayanna Rafaela Cavalcante do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Leticia Alves de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Isis Kelly dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Epaminondas Carlos de Andrade Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Kesley Pablo Morais de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Victor Hugo de Oliveira Segundo Universidade Potiguar (UNP)
  • Humberto Jefferson de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Irany Knackfuss Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v15i2.144

Resumo

Introdução: Os adolescentes nos dias atuais estão se restringindo a prática de atividades fí­sicas e adquirindo hábitos cada vez mais prejudiciais í  saúde, o que os torna reféns dos efeitos que prejudicam o desenvolvimento de ordem biológica. Objetivo: Analisar as diferenças no comportamento dos ní­veis de força em adolescentes de diferentes estágios maturacionais. Método: Realizou-se estudo descritivo com caráter transversal com 44 escolares do sexo masculino, entre 12 e 16 anos, matriculados no ensino fundamental de uma escola pública da zona urbana da cidade. Como instrumentos de medidas foram utilizados o dinamômetro e a equação preditiva. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os estágios maturacionais para as seguintes variáveis: idade, peso, estatura, ATC, AR, AOT, DF, PA, PP, PC (p < 0,01). Para os ní­veis de força, foram apresentadas diferenças significativas (p < 0,01) entre os estágios e nas fases 3 e 4 foi detectada a maior variação (Δ% = + 27,05). Conclusão: Podemos concluir que houve um crescimento nos ní­veis de força entre os estágios, observando-se maior variação entre fases 3 e 4.

Palavras-chave: estágio maturacional, força, adolescentes.

Biografia do Autor

Érica Valeria da Silva Macêdo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Fí­sica, Faculdade de Educação Fí­sica Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Jayanna Rafaela Cavalcante do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Fí­sica, Faculdade de Educação Fí­sica Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Leticia Alves de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Fí­sica, Faculdade de Educação Fí­sica,  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Isis Kelly dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade-PPGSS, UERN

Epaminondas Carlos de Andrade Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade-PPGSS, UERN

Kesley Pablo Morais de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade-PPGSS, UERN

Victor Hugo de Oliveira Segundo, Universidade Potiguar (UNP)

Graduação em Bacharelado em Educação Fí­sica, pela Universidade Potiguar (UNP), Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS), UERN

Humberto Jefferson de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado em Ciências da Saúde UERN, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade-PPGSS, UERN

Maria Irany Knackfuss, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado em Ciências da Saúde UERN, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade-PPGSS, UERN

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Publicado

2016-05-15