Efeitos agudos do body weight training na frequência cardí­aca

Autores

  • Tatiana Leodorio da Silva UAM
  • Kaio Luiz Gasques Martins UAM
  • Fernando de Oliveira Rosa UAM
  • Rodrigo Maciel Andrade UAM
  • Fernando Rodrigues UAM
  • Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima UAM https://orcid.org/0000-0003-3182-9316
  • Deborah Duarte Palma UAM
  • Paulo Costa Amaral UAM

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v17i3.2275

Palavras-chave:

treinamento de resistência; exercício; ginástica; frequência cardíaca

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos agudos body weight training na frequência cardí­aca. Material e métodos: Participaram deste estudo 20 voluntários (10 homens e 10 mulheres), entre 21 e 33 anos (27 ± 6), praticantes de exercí­cios fí­sicos regularmente há pelo menos seis meses. Todos os participantes realizaram uma sessão de body weight training com duração de 20 minutos, realizado em formato de circuito, isto é, sem intervalo. Para a análise estatí­stica, foi utilizado o software SPSS (versão 22.0), e o ní­vel de significância adotado foi de 5%. Resultados: A fase repouso inicial apresentou valores significantemente (p < 0,05) menores (77 ± 6) do que o encontrado nos demais instantes; a fase de aquecimento valores significantemente (p < 0,05) maiores (97 ± 18) do que a fase repouso inicial, porém menores (p < 0,05) em relação às demais fases; a fase principal valores significantemente (p < 0,05) maiores (152 ± 6) em relação as demais fases; a fase de volta a calma valores significantemente (p < 0,05) menores (129 ± 5) do que a fase principal, porém maiores (p < 0,05) em relação as demais fases; e a fase repouso final (129 ± 5) comportamento idêntico a fase volta a calma. Conclusão: A prática de body weigth training é um meio de treinamento predominantemente na zona aeróbia (76% a 81% FCmax).

 

Biografia do Autor

Tatiana Leodorio da Silva, UAM

Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Kaio Luiz Gasques Martins, UAM

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Fernando de Oliveira Rosa, UAM

Docente de cursos de Pós-Graduação na área de Educação Fí­sica

Rodrigo Maciel Andrade, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Docente de cursos de Pós-Graduação na área de Educação Fí­sica

Fernando Rodrigues, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Deborah Duarte Palma, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Docente de cursos de Pós-Graduação na área de Educação Fí­sica

Paulo Costa Amaral, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Docente de cursos de Pós-Graduação na área de Educação Fí­sica

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Publicado

2022-03-08