Variação sazonal da composição corporal, estilo de vida, pressão arterial e frequência cardíaca de motoristas de ônibus
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i2.3290Resumo
Objetivou-se analisar a variação sazonal da composição corporal (%G e massa magra), dos indicadores de gordura (CC e IMC), estilo de vida, pressão arterial e
frequência cardíaca de motoristas de ônibus e realizar orientações para promoção da saúde. A amostra foi composta, na 1ª avaliação por 23 motoristas, na 2ª por 13, na 3ª por 11, na 4ª por 7, na 5ª e 6ª por 5 e 7, respectivamente. Os motoristas foram avaliados uma vez por mês durante seis meses. A ANOVA – Oneway com teste pos hoc de Tukey foi utilizada para determinar as diferenças entre os seis momentos de avaliações. Para estabelecer as relações foi utilizada a correlação de Spearman. Os resultados mostraram que houve diferenças estatisticamente significativas (p ≤ 0,05) somente para a prática de atividade física, um dos componentes do estilo de vida. A correlação apontou que í medida que aumentam a massa corporal e a CC dos motoristas, a PAS, PAD, FC e a ingesta de alimentos também aumentam e a prática de atividade física diminui. Conclui-se que embora houvesse uma desistência acentuada na amostra da primeira para última avaliação, considera-se que as orientações oferecidas contribuíram para mudanças na saúde e estilo de vida dos motoristas.
Palavras-chave: motoristas de ônibus, estilo de vida, saúde, orientações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).