Arte marcial: caracterização das lesões osteomusculares em praticantes de jiu-jitsu em uma academia de Sobral/CE

Autores

  • Denilson de Queiroz Cerdeira FCRS

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i2.3291

Resumo

O estudo avaliou a caracterização das lesões osteomusculares em praticantes de jiu-jitsu em uma academia do municí­pio de Sobral/CE, através da avaliação fisioterapêutica, traçando o perfil socioeconômico, classificando as lesões em atletas de jiu-jitsu quanto a sua severidade e conhecendo as limitações funcionais de cada atleta entrevistado. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa realizada em maio de 2013, na academia de jiu-jitsu Nova União em Sobral, com uma amostragem de 30 participantes. Os dados foram coletados através de uma ficha de avaliação fisioterapêutica desenvolvida para o estudo, a Escala Visual Analógica (EVA) e Questionário de Localização dos Sintomas de Dyrek. Os dados foram organizados, tabulados e analisados
através do programa Microsoft Excel 2007. Todos os entrevistados eram do sexo masculino, com idade média de 25 anos, sendo 73,33% solteiros, e 70% naturais da cidade de Sobral. Pode-se concluir que esta modalidades são possivelmente lesivas e mostraram a necessidade de acompanhamento fisioterapêutico, para que sejam observadas as caracterí­sticas peculiares das lesões, propiciando tratamentos e prevenções eficazes, visando diminuir os agravamentos advindos da falta de tratamento e garantir menores tempos de afastamento.

Palavras-chave: artes marciais, traumatismos em atletas, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Denilson de Queiroz Cerdeira, FCRS

Orientador, Docente do Curso de Fisioterapia e Farmácia da Faculdades INTA e dos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Downloads

Publicado

2014-04-10