Arte marcial: caracterização das lesões osteomusculares em praticantes de jiu-jitsu em uma academia de Sobral/CE
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i2.3291Resumo
O estudo avaliou a caracterização das lesões osteomusculares em praticantes de jiu-jitsu em uma academia do município de Sobral/CE, através da avaliação fisioterapêutica, traçando o perfil socioeconômico, classificando as lesões em atletas de jiu-jitsu quanto a sua severidade e conhecendo as limitações funcionais de cada atleta entrevistado. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa realizada em maio de 2013, na academia de jiu-jitsu Nova União em Sobral, com uma amostragem de 30 participantes. Os dados foram coletados através de uma ficha de avaliação fisioterapêutica desenvolvida para o estudo, a Escala Visual Analógica (EVA) e Questionário de Localização dos Sintomas de Dyrek. Os dados foram organizados, tabulados e analisados
através do programa Microsoft Excel 2007. Todos os entrevistados eram do sexo masculino, com idade média de 25 anos, sendo 73,33% solteiros, e 70% naturais da cidade de Sobral. Pode-se concluir que esta modalidades são possivelmente lesivas e mostraram a necessidade de acompanhamento fisioterapêutico, para que sejam observadas as características peculiares das lesões, propiciando tratamentos e prevenções eficazes, visando diminuir os agravamentos advindos da falta de tratamento e garantir menores tempos de afastamento.
Palavras-chave: artes marciais, traumatismos em atletas, Fisioterapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).