Efeitos de um programa de exercí­cios fí­sicos na flexibilidade em trabalhadores de escritório

Autores

  • Abdallah Achour Junior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i3.3300

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de exercí­cios no local de trabalho sobre a flexibilidade em trabalhadores de escritório e sua relação com a frequência semanal de participação. Quarenta e nove funcionários de escritório de uma empresa do setor farmacêutico, localizada na cidade de São Paulo, foram distribuí­dos randomicamente em três grupos de acordo com o número semanal de sessões propostas: duas (RG2), três (RG3) e cinco (RG5) vezes por semana. O programa incluiu sessões de exercí­cios de 10 minutos compostas por alongamento, resistência muscular localizada, massagem e técnicas de relaxamento, por um perí­odo de seis meses. Para mensurar a flexibilidade de punhos e coluna cervical foi utilizado um inclinômetro de dupla escala e o teste do Terceiro Dedo ao Chão para mensurar a flexibilidade da coluna lombar. Após a análise dos dados, verificou-se que houve aumento significante nos valores de flexibilidade de coluna cervical, coluna
lombar e punhos (p < 0,05) para todos os grupos randomizados. Este estudo demonstrou que a participação em um programa de exercí­cios no local de trabalho pode contribuir para o aumento da flexibilidade.

Palavras-chave: amplitude de movimento articular, ginástica laboral, exercí­cios de alongamento muscular, trabalhadores.

Biografia do Autor

Abdallah Achour Junior, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2014-10-30