Efeitos de um programa de exercícios físicos na flexibilidade em trabalhadores de escritório
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i3.3300Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de exercícios no local de trabalho sobre a flexibilidade em trabalhadores de escritório e sua relação com a frequência semanal de participação. Quarenta e nove funcionários de escritório de uma empresa do setor farmacêutico, localizada na cidade de São Paulo, foram distribuídos randomicamente em três grupos de acordo com o número semanal de sessões propostas: duas (RG2), três (RG3) e cinco (RG5) vezes por semana. O programa incluiu sessões de exercícios de 10 minutos compostas por alongamento, resistência muscular localizada, massagem e técnicas de relaxamento, por um período de seis meses. Para mensurar a flexibilidade de punhos e coluna cervical foi utilizado um inclinômetro de dupla escala e o teste do Terceiro Dedo ao Chão para mensurar a flexibilidade da coluna lombar. Após a análise dos dados, verificou-se que houve aumento significante nos valores de flexibilidade de coluna cervical, coluna
lombar e punhos (p < 0,05) para todos os grupos randomizados. Este estudo demonstrou que a participação em um programa de exercícios no local de trabalho pode contribuir para o aumento da flexibilidade.
Palavras-chave: amplitude de movimento articular, ginástica laboral, exercícios de alongamento muscular, trabalhadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).