Influência da iniciação ao voleibol na aptidão fí­sica e desempenho motor de crianças do quarto ano do ensino fundamental

Autores

  • Roberto Pereira de Oliveira UGF

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i1.3314

Resumo

O voleibol é um esporte coletivo muito praticado na educação fí­sica escolar. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da iniciação ao voleibol na aptidão fí­sica e desempenho motor em crianças do quarto ano do ensino fundamental. A amostra contou com a participação de 26 crianças de ambos os sexos, das quais 12 meninos e 14 meninas, oriundas da escola EMEB Senador de Matos Muller. Como instrumento de avaliação, utilizou-se os testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP): flexibilidade, agilidade, velocidade e força explosiva. Após a realização do pré-teste, foram ministradas 15 aulas, duas vezes por semana, comparando com resultados no pós-teste. Os resultados encontrados foram: testes de agilidade (7,98 ± 0,14 pré-teste e 7,31 ± 0,09 pós-teste, sendo p = 0,00011), velocidade (5,38 ± 0,16 pré-teste e 4,91 ± 0,09 pós-teste, sendo p = 0,0075), força explosiva membros superiores (180,50 ± 7,37 pré teste e 201,38 ± 6,56 pós-teste, sendo p = 0,0196) e força explosiva membros inferiores (135,12 ± 4,98 pré-teste e 146,27 ± 4,94 pós-teste, sendo p = 0,0500) obtiveram melhoras significativas, com exceção do teste de flexibilidade (24,15 ± 1,12 pré-teste e 26,15 ± 1,18 pós-teste, sendo p = 0,1125). Observou-se, assim, que a prática do voleibol pode influenciar de maneira positiva nas aulas de educação fí­sica escolar, visto que suas atividades contribuí­ram de maneira positiva para o aumento das habilidades motoras e aptidão fí­sica.

Palavras-chave: voleibol, desenvolvimento infantil, aptidão fí­sica, jogos e brincadeiras.

Biografia do Autor

Roberto Pereira de Oliveira, UGF

Pós-graduado em avaliação morfo-funcional e fisiologia do exercí­cio UGF

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Publicado

2013-02-10