A efetividade do treino de ortostatismo progressivo na reexpansão pulmonar em trauma raquimedular alto
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i1.3315Resumo
Introdução: O trauma raquimedular (TRM) é caracterizado por lesão na medula com alterações das funções motoras, sensoriais e autonômicas e causa diversas complicações. Uma das formas de preveni-las é utilizar o ortostatismo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a efetividade do treino de ortostatismo progressivo como estratégia de reexpansão pulmonar em um paciente com TRM alto considerando o comportamento das variáveis ventilatórias e hemodinâmicas. Métodos: Participou um paciente com diagnóstico de TRM com lesão completa, nível C3-C4, dependente da ventilação mecânica. Foram analisados o volume corrente (Vt), a complacência (C) e a pressão arterial média (PAM). O procedimento constituiu-se de elevação da prancha partindo de 0º até 30º, elevando de 15 em 15º, atingindo no máximo 60º devido í queda do nível de consciência. Em seguida, utilizou-se meia compressiva para assim atingir angulação máxima de 75°. Resultados: Observou-se redução da PAM; redução
nos valores de Vt e C durante a elevação e um aumento de seus valores quando comparados í posição supina antes e após o ortostatismo. Conclusão: Conclui-se que houve aumento da PAM e da expansão pulmonar pós ortostatismo, observado pela melhora significativa do Vt e da C nos mesmos parâmetros ventilatórios e que a posição ortostática pode ser utilizada como estratégia de reexpansão pulmonar no TRM.
Palavras-chave: tetraplegia, hipotensão ortostática, fisioterapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).