Influência de metodologias do exercí­cio resistido na hipertrofia de adultos ativos

Autores

  • Jeffrey Gaspar Barata Cruz UNISANTA
  • Luan Andrade de Araújo UNISANTA
  • Gilberto Monteiro dos Santos UNISANTA

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3336

Resumo

Os exercí­cios resistidos são aqueles realizados contra alguma forma de resistência graduável í  contração muscular. O estudo teve como objetivo verificar a influência de metodologias do exercí­cio resistido na hipertrofia de adultos ativos, através da execução dos movimentos, respeitando uma velocidade moderada de contração nas fases concêntrica e excêntrica, um segundo (1s) para fase concêntrica e dois segundos (2s) para a fase excêntrica. A literatura mostra variabilidade entre metodologias aplicadas no exercí­cio resistido e resultados de hipertrofia muscular. Controlar o tempo de execução das fases concêntrica e excêntrica do movimento pode ser eficiente no desenvolvimento da hipertrofia. Fizeram parte da pesquisa 20 sujeitos que realizavam treinamento em duas academias da cidade de Praia Grande/SP, com idade entre 18 ± 25 anos. Foram divididos em dois grupos, denominados G1 E G2, sendo que os sujeitos do grupo G1 (Grupo Controle) realizaram exercí­cios sem controle do tempo na execução dos movimentos, enquanto o grupo denominado G2, por sua vez, executou os movimentos respeitando uma velocidade moderada de contração nas fases concêntrica e excêntrica. De acordo com as evidências do estudo o exercí­cio resistido praticado com tempo pré-determinado para as fases concêntrica e excêntrica podem ser uma boa estratégia para o desenvolvimento da força muscular, bem como uma possí­vel transferência í  hipertrofia. Outros estudos devem ser realizados utilizando-se de métodos diferentes, a fim de que se possam estabelecer parâmetros sobre a influência do método em relação ao objetivo proposto.

Palavras-chave: hipertrofia, contração muscular, exercí­cio resistido.

Biografia do Autor

Jeffrey Gaspar Barata Cruz, UNISANTA

Graduado do curso de Educação Fí­sica e Esporte (FEFESP) da Universidade Santa Cecí­lia (UNISANTA)

Luan Andrade de Araújo, UNISANTA

Graduado do curso de Educação Fí­sica e Esporte (FEFESP) da Universidade Santa Cecí­lia (UNISANTA)

Gilberto Monteiro dos Santos, UNISANTA

M.Sc., Curso de Educação Fí­sica e Esporte (FEFESP) da Universidade Santa Cecí­lia (UNISANTA)

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Publicado

2013-08-10