Orientação postural e análise do peso da mochila de alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental no Municí­pio de Leme/SP

Autores

  • José Rogério Zero CEVISA

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i5.3346

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade analisar o peso do material escolar transportado por uma amostra de alunos das unidades escolares do Ensino Fundamental do Municí­pio de Leme/SP, no ano de 2011. As crianças, durante sua fase de crescimento e desenvolvimento, apresentam vários desvios posturais, muitas vezes relacionados ao peso transportado em suas mochilas, como também por seu uso incorreto, o que acaba aumentando o absenteí­smo às aulas devido às queixas de dores nas costas. A maioria dos autores
sugere que o peso ideal que não prejudica a estrutura motora das crianças é de 10% a 15% do seu peso corporal (kg). Participaram do presente estudo 1.730 alunos, sendo 879 alunos do primeiro ano e 851 alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, que utilizavam mochila de duas alças (1.344 crianças, 77,7%) ou bolsa de rodinhas (386 alunos, 22,3%). A carga acima de 10% foi encontrada apenas em 39 crianças (2,25%). Orientações em sala de aula dadas pelo fisioterapeuta possivelmente contribuí­ram para a conscientização das crianças sobre o peso ideal do material escolar a ser transportado, como também sobre a forma correta de transporte.

Palavras-chave: peso mochila, Fisioterapia, postura, dor lombar.

Biografia do Autor

José Rogério Zero, CEVISA

Especialista em Saúde Preventiva e Natural (UNASP-C2) e Coordenador Fisioterapia Centro de Vida Saudável (CEVISA) – Engenheiro Coelho/SP

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Publicado

2013-10-10