Idade motora de crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i6.3354Resumo
Objetivo: Identificar a idade motora das crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu e identificar as áreas de defasagem psicomotora. A relevância do tema deve-se a necessidade de identificar o perfil motor de seus participantes e, a partir dos resultados, elaborar atividades que melhorem a proficiência motora dos mesmos. Métodos: As avaliações do nível de desenvolvimento psicomotor foram realizadas através das tarefas que compõe o Manual de Avaliação Motora de Francisco Rosa Neto. As variáveis analisadas foram: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, organização espaço-temporal, esquema corporal, lateralidade e a idade motora. Cada componente apresenta várias tarefas motoras, sendo, cada uma delas, específicas a uma idade cronológica, ou seja, com o avanço da idade há um aumento do grau de dificuldade das tarefas. Resultados: Encontramos déficits psicomotores relacionados í motricidade fina e global, ao equilíbrio, a uma
defasagem maior no esquema corporal e í organização espaço-temporal, além de distúrbios de lateralidade. Conclusão: Há necessidade de intervenção profissional para melhora das áreas com defasagens.
Palavras-chave: idade motora, desenvolvimento psicomotor, teste motor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).