Idade motora de crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu

Autores

  • Juliana Cristina S. Resende USP

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i6.3354

Resumo

Objetivo: Identificar a idade motora das crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu e identificar as áreas de defasagem psicomotora. A relevância do tema deve-se a necessidade de identificar o perfil motor de seus participantes e, a partir dos resultados, elaborar atividades que melhorem a proficiência motora dos mesmos. Métodos: As avaliações do ní­vel de desenvolvimento psicomotor foram realizadas através das tarefas que compõe o Manual de Avaliação Motora de Francisco Rosa Neto. As variáveis analisadas foram: motricidade fina, motricidade global, equilí­brio, organização espaço-temporal, esquema corporal, lateralidade e a idade motora. Cada componente apresenta várias tarefas motoras, sendo, cada uma delas, especí­ficas a uma idade cronológica, ou seja, com o avanço da idade há um aumento do grau de dificuldade das tarefas. Resultados: Encontramos déficits psicomotores relacionados í  motricidade fina e global, ao equilí­brio, a uma
defasagem maior no esquema corporal e í  organização espaço-temporal, além de distúrbios de lateralidade. Conclusão: Há necessidade de intervenção profissional para melhora das áreas com defasagens.

Palavras-chave: idade motora, desenvolvimento psicomotor, teste motor.

Biografia do Autor

Juliana Cristina S. Resende, USP

Especialista em Fisiologia e Biomecânica pela Faculdade de Medicina da USP

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Publicado

2013-12-10