Importância do serviço de avaliação fí­sica: a percepção do usuário de musculação em academias de ginástica do Rio de Janeiro

Autores

  • Paulo Cesar Nunes-Junior

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v11i4.3406

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do usuário de musculação em academias de ginástica no Rio de Janeiro em relação í  importância do serviço de avaliação fí­sica. A questão central da pesquisa foi analisar tanto a parte técnica quanto a administrativa, e a influência desses setores na concepção dos usuários em relação í  importância da avaliação e reavaliação fí­sica. Para a realização dessa análise foram testados 30 indiví­duos de ambos os sexos e de idades variadas, divididos em dois grupos de 15, sendo o primeiro grupo de uma academia de ginástica na Barra da Tijuca e o segundo grupo de uma academia da Zona Sul do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos demonstraram que a relevância dada ao serviço varia de usuário para usuário. Muitos se avaliam apenas para seu autoconhecimento; outros para o acompanhamento de sua evolução e para saberem sua composição corporal; e alguns para imposição de seus limites, mas a pesquisa aponta também que muitos não dão o mérito devido ao serviço. A interação entre os departamentos é essencial para o sucesso de todo esse processo, já que a divulgação e informação sobre o serviço são fatores fundamentais para que o aluno se motive a fazê-lo. Essa divulgação deverá ser feita pelos avaliadores, pela recepção, mas principalmente pelos professores de musculação e pelo serviço de marketing da academia. Sugere-se que seja disponibilizada uma grande grade de horários para que o aluno possa ser avaliado, uma estratégia de marketing bem definida e um diferencial no serviço prestado, fazendo com que o usuário agregue valor ao serviço e tornando-se um cliente mais assí­duo.

Palavras-chave: percepção, avaliação fí­sica, marketing.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Nunes-Junior

Pós-Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica e Especialista em Osteopatia

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Publicado

2012-11-16