Razões para o uso de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academias na cidade de Fortaleza/CE
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v11i4.3407Resumo
Este estudo objetivou avaliar e analisar o consumo de suplementos entre alunos de academias de ginástica e o real motivo de sua utilização. Participaram 200 frequentadores da região de Fortaleza/CE, os quais foram submetidos a um questionário de avaliação. A performance atlética e a otimização de resultados têm levado a uma tendência crescente na recomendação de suplementos por professores de educação física; por outro lado, percebe-se pouca busca da utilização de suplementação para a saúde geral, principalmente no grupo de menor renda. Concluiu-se que há uma enorme carência de informações (por exemplo: sobre nutrição adequada) por parte dos frequentadores de academias de ginástica.
Palavras-chave: suplementos dietéticos, musculação, educação nutricional.
Referências
Dantas EHM. A prática da preparação fÃsica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape; 2003.
Monteiro SMN. Glutamina e exercÃcio: metabolismo, imunomodulação e suplementação. Nutrição Saúde e Performance. Anuário de Nutrição Esportiva Funcional 2006;7:34-37.
Araújo ACM, Soares YNG. Perfil de utilização de repositores protéicos nas academias de Belém, Pará. Rev Nutr 1999;12:81-89.
Zeisel SH. Regulation of "nutraceuticals". Science1999;285:1853-55.
Albino CS, Campos PE, Martins RL. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academias de Lages, SC. Revista Digital EFDeportes:(134).
Bion FM, Antunes NLMA, Pessoa DCN, Medeiros MC, Albuquerque CDPB. Praticantes de exercÃcio fÃsico em academias do Recife: perfil alimentar e consumo de suplementos nutricionais. Nutrição Brasil 2003;9:265-271.
Duarte PSF, Zaninello MO, Pelizer LH, Santos CM, Neiva CM. Aspectos gerais e indicadores estatÃsticos sobre o consumo de suplementos nutricionais em academias de ginástica. Nutrição em Pauta 2007;7:27-34.
Garcia JR, Viviani MT. Análise dos conhecimentos sobre nutrição básica e aplicada de profissionais de educação fÃsica e nutrição. Nutrição em Pauta 2003;11:26-29.
Lei Nº 9.696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação FÃsica e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação FÃsica, BrasÃlia 1º de setembro de 1998; 177º da independência e 110º da República, p.1
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).