Diferenças entre idade cronológica e idade motora geral para alunos do 1º ano do ensino fundamental

Autores

  • Leonardo Nobre Ghiggino
  • Flavio Fernandes Bahiana
  • Paulo Cesar Nunes-Junior

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v10i3.3433

Resumo

Idade cronológica é o número de dias, meses e anos vividos do nascimento ao presente momento. Idade motora geral é um procedimento aritmético que objetiva pontuar e avaliar os resultados da Escala de Desenvolvimento Motor. A idade motora geral relaciona-se com o ní­vel de desenvolvimento motor do indiví­duo. Este desenvolvimento motor classifica-se como um processo de mudanças no ní­vel de funcionamento do indiví­duo, em que a maior capacidade de controlar movimentos é adquirida ao longo do tempo. A aquisição desta habilidade é individualizada, pois os indiví­duos possuem ní­veis de maturação diferentes, implicando em diferenciações de desenvolvimento motor em crianças do mesmo ano letivo escolar. Este trabalho objetivou investigar a diferença entre a idade motora geral e a idade cronológica em 19 crianças do 1º ano letivo do Ensino Fundamental, sendo sete do sexo masculino e 12 do sexo feminino, visando proporcionar ao professor de Educação Fí­sica o acompanhamento da evolução da maturação dos alunos de forma individualizada. Este acompanhamento possibilitou a prescrição de atividades e exercí­cios adequados ao desenvolvimento motor de cada aluno. Para a realização da pesquisa, foram feitas uma bateria de testes que avaliaram o desenvolvimento motor de crianças com idade cronológica entre dois e onze anos, testando os seguintes parâmetros: motricidade fina e global, organização espacial e temporal, equilí­brio e esquema corporal. Chegamos í  conclusão que as crianças avaliadas obtiveram uma idade motora geral inferior í  idade cronológica, o que evidenciou atrasos no desenvolvimento motor.

Palavras-chave: idade cronológica, idade motora geral, desenvolvimento motor, crianças, 1º ano do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Leonardo Nobre Ghiggino

Professor de Educação Física

Flavio Fernandes Bahiana

Professor de Educação Física

Paulo Cesar Nunes-Junior

Pós-Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, Especialista em Osteopatia

Referências

Gorman M. Development and the rights of older people. In: Randel J, et al. ,eds.. The ageing and development report: poverty, independence and the world's older people. London: Earthscan; 1999. p.3-21.

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2001.

Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artes Médicas; 2002.

Caetano MJD, Silveira CRA, Gobbi LTB. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2005;7(2):5-13.

Campos AC, Silva LH, Pereira K, Rocha NACF, Tudella E. Intervenção psicomotora em crianças de ní­vel socioeconômico baixo. Fisioter Pesqui 2008;15(2):188-93.

Clark JE. Motor Development. Encyclopedia of human behavior. San Diego: Academic Press; 1994. P.245-55.

Papalia Olds SW. Desenvolvimento humano. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Flinchum BM. Desenvolvimento motor da criança. 1ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1981.

Connolly K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Rev Paul Educ Fí­s 200;14(S3):6-15.

Meinel K. Motricidade II: O desenvolvimento motor do ser humano. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

Valentini NC. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Rev Paul Educ Fí­s 2002;16(1):61-75.

Kolyniak Filho C, Kolyniak HMR. O ensino da motricidade humana na universidade: relato de uma experiência. Integração 2004;10(38):253-68.

Falcón VC, Rivero ED. Importancia del desarrollo del esquema corporal. Revista Digital EFDeportes 2008;13(128).

Oliveira GC. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2001.

Costa Neto PLO. Estatí­stica. 4a ed. São Paulo: Edgard Blucher; 2005. 268 p.

Triola MF. Introdução a estatí­stica. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC; 2008. 722 p.

Silveira CRA, Gobbi LTB, Caetano MJD, Rossi ACS, Candido RP. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Revista Digital EFDeportes 2005;10(83).

Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Santos S, Dantas L, Oliveira J. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev Paul Educ Fí­s 2004;18:33-44.

Manoel EJ. A dinâmica do estudo do comportamento motor. Rev Paul Educ Fí­s 1999;13:52-9.

Downloads

Publicado

2011-09-10