Diferenças entre idade cronológica e idade motora geral para alunos do 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v10i3.3433Resumo
Idade cronológica é o número de dias, meses e anos vividos do nascimento ao presente momento. Idade motora geral é um procedimento aritmético que objetiva pontuar e avaliar os resultados da Escala de Desenvolvimento Motor. A idade motora geral relaciona-se com o nível de desenvolvimento motor do indivíduo. Este desenvolvimento motor classifica-se como um processo de mudanças no nível de funcionamento do indivíduo, em que a maior capacidade de controlar movimentos é adquirida ao longo do tempo. A aquisição desta habilidade é individualizada, pois os indivíduos possuem níveis de maturação diferentes, implicando em diferenciações de desenvolvimento motor em crianças do mesmo ano letivo escolar. Este trabalho objetivou investigar a diferença entre a idade motora geral e a idade cronológica em 19 crianças do 1º ano letivo do Ensino Fundamental, sendo sete do sexo masculino e 12 do sexo feminino, visando proporcionar ao professor de Educação Física o acompanhamento da evolução da maturação dos alunos de forma individualizada. Este acompanhamento possibilitou a prescrição de atividades e exercícios adequados ao desenvolvimento motor de cada aluno. Para a realização da pesquisa, foram feitas uma bateria de testes que avaliaram o desenvolvimento motor de crianças com idade cronológica entre dois e onze anos, testando os seguintes parâmetros: motricidade fina e global, organização espacial e temporal, equilíbrio e esquema corporal. Chegamos í conclusão que as crianças avaliadas obtiveram uma idade motora geral inferior í idade cronológica, o que evidenciou atrasos no desenvolvimento motor.
Palavras-chave: idade cronológica, idade motora geral, desenvolvimento motor, crianças, 1º ano do ensino fundamental.
Referências
Gorman M. Development and the rights of older people. In: Randel J, et al. ,eds.. The ageing and development report: poverty, independence and the world's older people. London: Earthscan; 1999. p.3-21.
Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2001.
Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artes Médicas; 2002.
Caetano MJD, Silveira CRA, Gobbi LTB. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2005;7(2):5-13.
Campos AC, Silva LH, Pereira K, Rocha NACF, Tudella E. Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo. Fisioter Pesqui 2008;15(2):188-93.
Clark JE. Motor Development. Encyclopedia of human behavior. San Diego: Academic Press; 1994. P.245-55.
Papalia Olds SW. Desenvolvimento humano. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2000.
Flinchum BM. Desenvolvimento motor da criança. 1ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1981.
Connolly K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Rev Paul Educ Fís 200;14(S3):6-15.
Meinel K. Motricidade II: O desenvolvimento motor do ser humano. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.
Valentini NC. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Rev Paul Educ Fís 2002;16(1):61-75.
Kolyniak Filho C, Kolyniak HMR. O ensino da motricidade humana na universidade: relato de uma experiência. Integração 2004;10(38):253-68.
Falcón VC, Rivero ED. Importancia del desarrollo del esquema corporal. Revista Digital EFDeportes 2008;13(128).
Oliveira GC. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2001.
Costa Neto PLO. Estatística. 4a ed. São Paulo: Edgard Blucher; 2005. 268 p.
Triola MF. Introdução a estatística. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC; 2008. 722 p.
Silveira CRA, Gobbi LTB, Caetano MJD, Rossi ACS, Candido RP. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Revista Digital EFDeportes 2005;10(83).
Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Santos S, Dantas L, Oliveira J. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev Paul Educ Fís 2004;18:33-44.
Manoel EJ. A dinâmica do estudo do comportamento motor. Rev Paul Educ Fís 1999;13:52-9.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Paulo Cesar Nunes-Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).