Reprodutibilidade e comportamento da frequência cardí­aca durante aulas de ginástica localizada

Autores

  • Rafael Ayres Montenegro UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v9i3.3530

Resumo

Ginástica localizada (GL), embora amplamente praticada, não possui informações referentes às repostas da frequência cardí­aca (FC) durante a aula e a reprodutibilidade destas medidas. Desse modo, os objetivos foram verificar a reprodutibilidade da FC através de sua monitoração em aulas de GL e analisar seu comportamento nas aulas. Participaram do estudo 30 indiví­duos (14 homens e 16 mulheres) com idade média de 21,9 ± 4,3 anos, massa corporal de 59,5 ± 10,3kg, estatura de 166,6 ± 8,4cm. Aplicaram-se duas aulas (50 min) de GL idênticas, ministradas pelo mesmo professor, temperatura ambiente controlada, com intervalo de uma semana entre as sessões. Foram constituí­das por alongamento/aquecimento envolvendo todos os seguimentos corporais (20 min); parte principal enfatizando exercí­cios localizados de membros inferiores (25 min) e esfriamento/alongamento (5 min). Utilizou-se 2 séries de 15 repetições para todos os exercí­cios abordados, exceto nos exercí­cios abdominais, 2 séries de 30 repetições. FC foi medida pelo método pulsatório (na artéria radial por 15 segundos, sendo multiplicado o valor resultante por quatro) a cada 5 min, totalizando 10 medidas por sessão. Correlação intra-classe indicou alta reprodutibilidade (r = 0,76; p < 0,01) nas medidas de FC obtidas pelo método pulsatório radial entre as aulas, além disso, o teste T de Student para amostras dependentes não evidenciou diferenças significantes (p > 0,05) entre as médias (%FCMáx) obtidas entre as aulas de GL1 (58,80 ± 7,82) e GL2 (57,03 ± 8,59). Podemos concluir que o método de medida da FC pulsatória constitui-se numa maneira de controle da intensidade do esforçoem aulas de GL.Alémdisso, o estresse cardiorrespiratório gerado pela aula de GL parece ser suficiente para promover melhorias na aptidão aeróbia.

Palavras-chave: ginástica, frequência cardí­aca, reprodutibilidade dos testes.

Biografia do Autor

Rafael Ayres Montenegro, UFRN

Grupo de Estudo e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercí­cio – GEPEBIEX, Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Laboratório de Atividade Fí­sica e Promoção da Saúde – LABSAU, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

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Publicado

2021-05-20

Edição

Seção

Artigos originais