Avaliação da flexibilidade durante o ciclo menstrual em pré-adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v9i3.3531Resumo
O presente estudo buscou analisar o comportamento da flexibilidade corporal em pré-adolescentes durante a presença e ausência do ciclo menstrual. Estudou-se uma amostra de 10 (dez) pré-adolescentes na faixa etária de14 a 15 anos, que possuíam ciclo menstrual regular. Dados referentes ao período menstrual foram obtidos através da aplicação de um questionário. Foi solicitado um termo de consentimento assinado pelos responsáveis de cada pré-adolescente. A flexibilidade foi avaliada pelo Banco de Wells, permitindo uma análise da flexibilidade corporal e ainda foi realizado o Teste t de student analisando duas amostras presumindo variâncias diferentes (p < 0,05). Sem inferir para além dos dados da amostra e, levando-se em conta diversos fatores que podem influenciar nos resultados dos testes, tais como: idade, valores antropométricos, aspectos maturacionais, hora do dia e treinamento físico, não houve diferença significativa com relação í flexibilidade tanto na presença como na ausência do ciclo menstrual.
Palavras-chave: flexibilidade, ciclo menstrual, pré-adolescentes.
Referências
Berne RM, Levy MN. Fisiologia. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. 934p.
Guyton AC, Hall JE. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6a ed. Guanabara Koogan; 1998. p.588-92.
Fleck SJ, Kraemer WJ. Fundamentos do treinamento de força muscular. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 1999.
Judy D, Wendy E. Hormones and female athletic performance. Perth: Women's Sport Foundation of Western Australia; 1996.
Pereira MA. Comparação do grau de flexibilidade da coluna vertebral entre escolares do sexo feminino. Sprint 1997;7(40):16-23.
ACSM. Guia para teste de esforço e prescrição de exercÃcio. 3a ed. Rio de Janeiro: Medsi; 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 José Bechara Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).