Novas perspectivas e desafios da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v19i1.3987Resumo
Estamos principiando um novo ciclo da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Estarei, nesses dois próximos anos (2020-2021), à frente da edição científica da revista e com certeza precisarei do auxílio de vocês para construirmos uma revista cada vez mais interessante, sólida e de boa qualidade científica.
Inicialmente gostaria de agradecer aos editores executivos Jean-Louis Peytavin e Guillermina Arias pelo convite e confiança. Agradeço também a todos os colegas que de bom grado aceitaram o convite para participar do conselho científico da revista. E finalmente, gostaria de agradecer aos revisores, que são parte fundamental da manutenção de uma revista científica.
Como vocês poderão notar, implantamos algumas mudanças já nesta edição. Agora todos os artigos serão publicados em pelo menos duas versões – português e inglês e alguns em espanhol e inglês. Essa mudança é importante para que nossa revista atinja maior visibilidade internacional. O inglês é a língua universal da pesquisa, portanto, para que nossos artigos sejam lidos por outras nacionalidades, que não falam o português, é preciso que eles estejam também na versão em inglês. Portanto, estamos conclamando a todos os pesquisadores que após a aceitação definitiva do seu artigo, traduzam ele para o inglês. Esperamos com isso, além de aumentar a visibilidade da revista e favorecer sua internacionalização, atrair a atenção de pesquisadores de outros países para que publiquem também em nossa revista.
Vocês também irão notar a mudança no layout dos artigos. Procuramos tornar sua visualização mais profissional, deixando bem visível o nome da revista, o DOI, o nome dos autores e ainda no cabeçalho, inserimos um item - “Como Citar”, que deixa já pronto a forma de citar o artigo em Vancouver, norma que a maioria das revistas científicas utilizam como padrão para suas referências. Não posso me olvidar de conferir o crédito disso ao Professor Marvyn de Santana do Sacramento, que foi quem elaborou esse novo formato. Vocês poderão também observar que alguns autores gravaram pequenos vídeos apresentando seus artigos. Essa ideia pretende aumentar a visibilidade da revista, pois, esses vídeos podem ser enviados pelas redes sociais e despertar o interesse de outros leitores.
Ademais, estamos objetivando publicar seis edições ao ano e iniciando também a aceitação de novos tipos de artigos. Até hoje a Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício publicou basicamente artigos originais, relatos de caso e revisões. Estamos estimulando os pesquisadores a nos enviar também artigos de opinião, de atualização, carta ao editor e artigo comentado. As regras para esses novos modelos de artigos estarão disponíveis em detalhes na próxima edição. Já nesta revista, vocês encontrarão um artigo de opinião enviado pelo Professor Marzo Grigoletto e um de atualização enviado pelo Professor Giulliano Gardenghi, que recebeu também a designação de artigo destaque desta edição. Esperamos receber cada vez mais esses novos formatos de artigos.
Almejamos também ingressar em outras Bases de Dados como Lilacs e DOAJ. Para tanto, precisamos acatar algumas regras de publicação exigidas por esses banco de dados. Algumas citadas acima e outra como o ORCID exigido, por exemplo, pela Lilacs. Portanto, estamos solicitando que todos os autores façam seu ORCID. É rápido e pode ser feito no link: https://orcid.org/
Finalmente, esperamos que essas mudanças iniciais atendam aos mais exigentes leitores e contemplem as necessidades dos nossos pesquisadores e colaboradores. Sintam-se à vontade de nos enviar sugestões, críticas e também nos falar o que mais vocês apreciaram.
Que 2020 seja um ano de mudanças positivas!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jefferson Petto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).