Treinamento intervalado de alta intensidade: uma breve revisão sobre o conceito e diferentes aplicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i6.4338

Palavras-chave:

exercício físico; desempenho; saúde; aptidão física, treinamento intervalado de alta intensidade

Resumo

Introdução: Devido à sua característica altamente dinâmica e à eficiência do tempo gerado em relação a outros métodos de treinamento, o Treinamento Intervalo de Alta Intensidade (HIIT) tem se tornado uma estratégia utilizada em diferentes contextos. O HIIT é entendido como um método de treinamento que intercala períodos de esforço realizados em alta intensidade com períodos de recuperação ativa (quando uma atividade é realizada em baixa intensidade) ou passiva (quando nenhuma atividade é realizada). Partindo desse conceito que não discrimina tipos de exercícios, diferentes modelos de HIIT podem ser encontrados na literatura, como o HIIT clássico, Sprint Interval Training (SIT), HIIT com peso corporal, Treinamento Funcional de Alta Intensidade (HIFT), Treinamento em Circuito de Alta Intensidade (HICT), e Treinamento Resistido de Alta Intensidade (HIRT), ampliando as possibilidades de aplicação do HIIT para diferentes finalidades e públicos. Objetivo: a) revisitar, através de uma breve atualização, o conceito de HIIT e seus diferentes aspectos; b) apresentar, do ponto de vista científico, diferentes protocolos que podem ser aplicados com base no conceito de HIIT e seus efeitos. Conclusão: Com base no conceito exposto e nas variáveis ​​de controle de intensidade HIIT, esta abordagem pode ser aplicada a diferentes modalidades de treinamento. Além disso, pode ser usado como uma estratégia para fornecer treinamento seguro e eficiente para diferentes populações.

Biografia do Autor

Alexandre Lopes Evangelista, UNINOVE

Departamento de Educação Física, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

                                                         

Cauê Vazquez La Scala Teixeira, UNIFESP

Departamento de Pós-graduação, Instituto Valorize de Educação, Vila Velha, ES, Brasil, Grupo de Estudos da Obesidade - GEO, Laboratório Interdisciplinar de Doenças Metabólicas - LIDM, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Santos, SP, Brasil                                                      

Leandro Henrique Albuquerque Brandão, UFS

Functional Training Group (FTG by UFS), Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte, Departamento de Esportes, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil                                                   

Alexandre Fernandes Machado, UFES

Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UFES, Vitória, ES, Brasil                                          

Danilo Sales Bocalini, UFES

Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UFES, Vitória, ES, Brasil                                              

Letícia Menezes Santos, UNINOVE

Departamento de Educação Física, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

                                     

Marzo Edir Da Silva-Grigoletto, UFS

Functional Training Group (FTG by UFS), Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE, Brasil                                                              

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Publicado

2022-02-01