Exercício isométrico com handgrip: protocolo de revisão de escopo

Protocolo de estudo - e235593 - Publicado 12 de junho de 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v23i2.5593

Palavras-chave:

handgrip, exercício isométrico, hipertensão

Resumo

Introdução: O exercício isométrico com handgrip tem sido relatado como forte aliado no combate à hipertensão, no entanto, existem outras possibilidades para a aplicação desta intervenção. Objetivos: Mapear as produções científicas com uso do exercício isométrico com handgrip, identificando o número de produções, a população estudada, as estratégias de prescrição, os desfechos e as lacunas para novas pesquisas. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo conduzida com base nas etapas proposta pelo Preferred Report Itens for Sytematic Reviews and Meta-Analysis - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). As buscas ocorrerão nos seguintes bancos de dados: Ovid Medline, Embrase, Cochrane Library, CINAHL, SCOPUS, SPORTDiscus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e JBI Evidence Synthesis e literatura cinzenta. As buscas serão realizadas utilizando as palavras-chave “Handgrip” AND “Isometric Exercise”, acompanhado dos seus sinônimos, sem restrição de tempo ou idioma. Dois autores independentes conduzirão as buscas e extração de dados. Os dados serão registrados em tabela do software Microsoft Excel e os resultados serão sintetizados em tabelas e gráficos. Ética e divulgação: Nenhuma aprovação ética é necessária para a revisão. Os resultados serão submetidos a uma revista revisada por pares e apresentados em conferências acadêmicas. Registro: A revisão de escopo foi registrada no Open Science Framework (https://osf.io/zdesu)

Biografia do Autor

Marvyn de Santana do Sacramento, BAHIANA

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA; Centro Universitário Adventista do Nordeste, Cachoeira, BA; Actus Cordios Reabilitação Cardiovascular, Salvador, BA, Brasil

Uilma Sacramento Santana, UNIAENE

Centro Universitário Adventista do Nordeste, Cachoeira, BA, Brasil

Thayssa dos Santos Aragão, UNIAENE

Centro Universitário Adventista do Nordeste, Cachoeira, BA, Brasil

Jorge Luiz Rubbo Adbo, UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, Brasil

Ana Flávia Couret de Carvalho Braga, CMMG

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Ramon Martins Barbosa, BAHIANA

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA; Faculdade da Região Sisaleira – FARESI, Conceição do Coité, BA, Brasil

Jefferson Petto, BAHIANA

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA; Actus Cordios Reabilitação Cardiovascular, Salvador, BA, Brasil

Referências

Whelton PK, Carey RM, Aronow WS, Casey DE Jr, Collins KJ, Dennison Himmelfarb C, et al. 2017 ACC/AHA/AAPA/ABC/ACPM/AGS/APhA/ASH/ASPC/NMA/PCNA Guideline for the Prevention, Detection, Evaluation, and Management of High Blood Pressure in Adults: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines. Hypertension. 2018;71(6):1269-324. doi: 10.1161/HYP.0000000000000066

Carvalho T, Milani M, Ferraz AS, Silveira AD, Herdy AH, Hossri CAC, et al. Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020;114(5):943–87. doi:10.36660/abc.20200407

Farah B, Germano-Soares A, Rodrigues S, Santos C, Barbosa S, Vianna L, et al. Acute and chronic effects of isometric handgrip exercise on cardiovascular variables in hypertensive patients: a systematic review. Sports. 2017;5(3):55. doi: 10.3390/sports5030055

Brignole M, Croci F, Menozzi C, Solano A, Donateo P, Oddone D, et al. Lolli G. Isometric arm counter-pressure maneuvers to abort impending vasovagal syncope. J Am Coll Cardiol. 2002;40(11):2053-9. doi: 10.1016/s0735-1097(02)02683-9

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. doi: 10.7326/M18-0850

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

Protocolo de estudo