Análise crí­tica-reflexiva na utilização da metodologia ativa

Autores

  • Avanilde Paes Miranda

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i3.1153

Resumo

Objetivo: Conhecer a Metodologia Ativa (MA) com sua potencialidade no processo ensino-aprendizagem utilizada em vários cursos. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, que utilizou algumas etapas para analisar os artigos. As bases de dados utilizadas foram Scielo, Lilacs/Bireme e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem Ativa e Educação em Saúde. Resultados: Foram encontrados na Scielo 733 artigos, dos quais 717 (97,82%) foram excluí­dos e na base de dados Lilacs/Bireme, 187 artigos, dos quais 183 (97,86%) foram excluí­dos. Foram selecionados 20 (2,17%) artigos para a amostra final, no perí­odo de 2005 a 2013. Conclusão: Foi possí­vel observar que nos estudos a MA foi utilizada com potencialidade e mostra resultados excelentes quanto ao aprendizado dos alunos, e, quando aplicada em sua totalidade, é capaz de obter resultados potencializados no contexto discutido e apresentado nos diversos seguimentos.

Palavras-chave: aprendizagem baseada em problema, educação em saúde.

 

Biografia do Autor

Avanilde Paes Miranda

M.Sc., Enfermeira com Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Mestre em Hebiatria - Determinantes de Saúde na Adolescência, Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Especialista em Programa Saúde da Famí­lia, Especialista em Docência na Área de Enfermagem, Especialista em Processos Educacionais na Saúde: Especialização com ênfase na facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem  

Referências

Mezzari A. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica 2011;35(1):114-21.

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Revista Semina: Ciências Sociais Humanas 2011;32(1):25-40.

Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez: São Paulo; 1995.

Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da saúde: avaliação dos estudantes. Ciência & Educação 2010;16(1):181-98.

Barros KBNT, Santos SLF, Lima GP. Perpectivas da formação no ensino superior transformada através de metodologias ativas: uma revisão narrativa da literatura. Revista Conhecimento Online 2017;1(9):65-76.

Oliveira GA. Uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em educação farmacêutica. 2002. [citado 2017 Maio 12]. Disponível em URL: http://www.portalmec.gov.br

Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Comunicação Saúde Educação 2017;21(61):421-34.

Caceffo R, Rocha N, Azevedo R. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica. Revista Brasileira de Informática na Educação 2011;19(2):25-41.

Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Escola Enferm USP 2012;46(1):208-18.

Oliveira MG, Pontes L. Metodologia ativa no processo de aprendizado do conceito de cuidar – um relato de experiência. X Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba; 2011:8167-77.

Luckesi CC. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez; 1991.

Diaz-Bordenave J, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28ª ed. Petrópolis: Vozes; 2007.

Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. SANARE 2016;15(2):145-53.

Silva RHA, Scapin LT. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Est Aval Educ São Paulo 2011;22(50):537-52.

Prado ML, Velho MB, Espindola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Chales Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery 2012;16(1):172-7.

Cotta RMM, Cazal MM, Rodrigues JFC, Gomes KO, Junqueira TS. Controle social Sistema Único de Saúde: subsídios para construção de competências dos conselheiros de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva 2010;20(3):853-72.

Pedrosa IL, Lira GA, Oliveira B, Silva MSML, Santos MB, Silva EA, Freire DMC. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde 2011;9(2):319-32.

Almeida MTC, Maia FA, Batista NA. Gestão nas escolas médicas e sustentabilidade dos programas de desenvolvimento docente. Avaliação: Revista de Avaliação da Educação Superior (Campinas) São Paulo 2013;18(2):299-310.

Almeida MTC, Batista NA. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista de Avaliação da Educação Superior 2011;35(4):468-76.

Aquilante AG, Silva RF, Avó LRS, Gonçalves FGP, Souza MBB. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica 2011;35(2):147-56.

Almeida MTC, Batista NA. Desempenho Docente no Contexto PBL: Essência para aprendizagem e formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica 2013;37(2):192-201.

Cogo ALP, Silveira DT, Pedro ENR, Tanaka RY, Catalan VM. Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem. Revista Gaúch Enferm 2010;31(2):435-41.

Rodrigues MGV, Gonçalves MDC. Ensino com pesquisa: uma estratégia formadora para alunos de pós-graduação em medicina. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2013;40(3):241-5.

Diaz-Bordenave J, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 21ª ed. Petrópolis: Vozes; 2000.

Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica 2010;34(1):13-20.

Miltre SM, Siqueira-Pereira R, Girandide Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva 2008;13(suppl2):2133-44.

Pereira SE. Contribuições para um planejamento educacional em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem. Comum Ciência Saúde 2007;18(1):33-44.

Downloads

Publicado

2017-07-29