Análise crítica-reflexiva na utilização da metodologia ativa
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v16i3.1153Abstract
Objetivo: Conhecer a Metodologia Ativa (MA) com sua potencialidade no processo ensino-aprendizagem utilizada em vários cursos. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, que utilizou algumas etapas para analisar os artigos. As bases de dados utilizadas foram Scielo, Lilacs/Bireme e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem Ativa e Educação em Saúde. Resultados: Foram encontrados na Scielo 733 artigos, dos quais 717 (97,82%) foram excluídos e na base de dados Lilacs/Bireme, 187 artigos, dos quais 183 (97,86%) foram excluídos. Foram selecionados 20 (2,17%) artigos para a amostra final, no período de 2005 a 2013. Conclusão: Foi possível observar que nos estudos a MA foi utilizada com potencialidade e mostra resultados excelentes quanto ao aprendizado dos alunos, e, quando aplicada em sua totalidade, é capaz de obter resultados potencializados no contexto discutido e apresentado nos diversos seguimentos.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problema, educação em saúde.
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