Segurança do paciente: desenvolvimento do tema em cursos de graduação em enfermagem

Autores

  • Mariana Neves de Araújo Lopes FAMERP
  • Lúcia Marinilza Beccaria FAMERP
  • Lidia Beloni Silva FAMERP
  • Claudia Bernardi Cesarino FAMERP
  • Josimerci Ittavo Lamana Faria FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1163

Resumo

Resumo

Objetivo: Verificar como o tema segurança do paciente está sendo desenvolvido em cursos de graduação em enfermagem. Material e métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com participação de 167 estudantes do terceiro e quarto anos e 51 enfermeiros docentes de dois cursos (público e privado), por meio de questionário. Resultados: Constatou-se que em ambos, não há disciplina especí­fica e maior enfoque está em conteúdos da área hospitalar, principalmente no processo de cuidar. A maioria acertou a definição da Organização Mundial de Saúde, afirmou que conhecia os passos para a segurança do paciente, mas errou a associação entre as ações preventivas de cada um, demonstrando divergências nas respostas, conhecimento insuficiente e erros conceituais. Conclusão: O tema é desenvolvido de forma transversal, mas é necessária disciplina especí­fica, com abordagem interdisciplinar para desenvolvimento de ações mais efetivas e eficazes no ensino, a fim de melhorar o conhecimento sobre segurança do paciente.

Palavras-chave: segurança do paciente, docentes, estudantes, curso de enfermagem.

 

Biografia do Autor

Mariana Neves de Araújo Lopes, FAMERP

Enfermeira, Mestre em Enfermagem- Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FAMERP

Lúcia Marinilza Beccaria, FAMERP

FAMERP

Lidia Beloni Silva, FAMERP

Enfermeira, Mestre em Enfermagem - Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FAMERP

Claudia Bernardi Cesarino, FAMERP

Profa Dra Departamento de Enfermagem Geral- FAMERP

Josimerci Ittavo Lamana Faria, FAMERP

Profa Dra Departamento de Enfermagem Especializada- FAMERP

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Publicado

2018-07-16

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Artigos originais