Segurança do paciente: desenvolvimento do tema em cursos de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1163Resumo
Resumo
Objetivo: Verificar como o tema segurança do paciente está sendo desenvolvido em cursos de graduação em enfermagem. Material e métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com participação de 167 estudantes do terceiro e quarto anos e 51 enfermeiros docentes de dois cursos (público e privado), por meio de questionário. Resultados: Constatou-se que em ambos, não há disciplina específica e maior enfoque está em conteúdos da área hospitalar, principalmente no processo de cuidar. A maioria acertou a definição da Organização Mundial de Saúde, afirmou que conhecia os passos para a segurança do paciente, mas errou a associação entre as ações preventivas de cada um, demonstrando divergências nas respostas, conhecimento insuficiente e erros conceituais. Conclusão: O tema é desenvolvido de forma transversal, mas é necessária disciplina específica, com abordagem interdisciplinar para desenvolvimento de ações mais efetivas e eficazes no ensino, a fim de melhorar o conhecimento sobre segurança do paciente.
Palavras-chave: segurança do paciente, docentes, estudantes, curso de enfermagem.
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