Prática extensionista em grupo de idosos fundamentada na polí­tica do envelhecimento ativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.1246

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de desenvolvimento de educação popular em saúde dentro das práticas acadêmico-extensionista na promoção do envelhecimento ativo entre idosos usuários de unidade básica de saúde. Métodos: Relato de experiência de atividades extensionistas do projeto "Idoso Saudável" da Faculdade de Enfermagem da UFPA, iniciado em 2014 e em realização na Unidade Básica de Saúde do Guamá, Belém/PA. Resultados: A educação permanente mediada pela tecnologia de educação popular em saúde tem favorecido aprendizado dos idosos em comportamentos mais saudáveis, melhora da autoestima e maior inserção social. Conclusão: A articulação do ensino com a extensão universitária gera frutos positivos no processo ensino-aprendizagem subsidiando a formação do alunado de enfermagem ao mesmo tempo em que produz mudança comportamental dos idosos com vistas ao envelhecimento mais saudável.

Palavras-chave: idoso, relações comunidade-instituição, educação em saúde, enfermagem.

Biografia do Autor

Daiane de Souza Fernandes, UFPA

Professora de enfermagem na UFPA na atividade curricular Atenção integral í  saúde do adulto e idoso, mestre em enfermagem. área de interesse: envelhecimento, gerontologia, enfermagem gerontológica, atenção primária em saúde, educação em saúde

Stelacelly Coelho Toscano de Brito, UFPA

Enfermeira, Docente na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Suzayne Naiara Leal, UFPA

Acadêmica do Oitavo semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Sara Melissa Lago Sousa, UFPA

Acadêmica do Nono semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Lucia Hisako Takase Gonçalves, UFPA

Profª Visitante Sênior CAPES na Universidade Federal do Pará/Programa de Pós-Graduação Enfermagem

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Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Relatos de experiência