Prática extensionista em grupo de idosos fundamentada na política do envelhecimento ativo
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.1246Resumo
Objetivo: Descrever a experiência de desenvolvimento de educação popular em saúde dentro das práticas acadêmico-extensionista na promoção do envelhecimento ativo entre idosos usuários de unidade básica de saúde. Métodos: Relato de experiência de atividades extensionistas do projeto "Idoso Saudável" da Faculdade de Enfermagem da UFPA, iniciado em 2014 e em realização na Unidade Básica de Saúde do Guamá, Belém/PA. Resultados: A educação permanente mediada pela tecnologia de educação popular em saúde tem favorecido aprendizado dos idosos em comportamentos mais saudáveis, melhora da autoestima e maior inserção social. Conclusão: A articulação do ensino com a extensão universitária gera frutos positivos no processo ensino-aprendizagem subsidiando a formação do alunado de enfermagem ao mesmo tempo em que produz mudança comportamental dos idosos com vistas ao envelhecimento mais saudável.
Palavras-chave: idoso, relações comunidade-instituição, educação em saúde, enfermagem.
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