Prática extensionista em grupo de idosos fundamentada na política do envelhecimento ativo
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.1246Abstract
Objetivo: Descrever a experiência de desenvolvimento de educação popular em saúde dentro das práticas acadêmico-extensionista na promoção do envelhecimento ativo entre idosos usuários de unidade básica de saúde. Métodos: Relato de experiência de atividades extensionistas do projeto "Idoso Saudável" da Faculdade de Enfermagem da UFPA, iniciado em 2014 e em realização na Unidade Básica de Saúde do Guamá, Belém/PA. Resultados: A educação permanente mediada pela tecnologia de educação popular em saúde tem favorecido aprendizado dos idosos em comportamentos mais saudáveis, melhora da autoestima e maior inserção social. Conclusão: A articulação do ensino com a extensão universitária gera frutos positivos no processo ensino-aprendizagem subsidiando a formação do alunado de enfermagem ao mesmo tempo em que produz mudança comportamental dos idosos com vistas ao envelhecimento mais saudável.
Palavras-chave: idoso, relações comunidade-instituição, educação em saúde, enfermagem.
References
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica. Censo 2010. [citado 2016 Abr 24]. DisponÃvel em: http://censo2010.ibge.gov.br.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica. Projeção da população por sexo e idade para o perÃodo de 2000/2060; Projeção da população das unidades da federação por sexo e idade para o perÃodo 2000/2030. Rio de Janeiro, 2013. [citado 2016 Nov 11]. DisponÃvel em: http://ftp.ibge.gov.br/Projecao_da_Populacao/Projecao_da_Populacao_2013/nota_metodologica_2013.pdf.
Brito MCC, Freitas CASL, Mesquita KO, Lima G.K. Envelhecimento populacional e os desafios para a saúde pública: análise da produção cientÃfica. Revista Kairós Gerontologia 2013;16(3):161-78.
Miranda GMD, Mendes ACG, Silva ALA. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev Bras Geriatr Gerontol 2016;19(3):507-19.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Envelhecimento ativo: uma polÃtica de saúde. Tradução de Suzana Gontijo. BrasÃlia: Organização Pan-americana da Saúde; 2005.
Fernandes DS. Avaliação da capacidade funcional de idosos longevos amazônidas [Dissertação]. Belém: Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA; 2015.
Gonçalves LHT, Polaro SHI, Carvalho JN, Góes TM, Medeiros HP, Souza FJD. Condições de vida e saúde de idosos amazônicas: realidade de comunidades periféricas de cidades paraenses. Rev Enferm UFPE 2015;9:321-7.
Almeida FS, Silva FEA. Extensão universitária para idosos: um espaço de construção do saber. In: VII Jornada Internacional de PolÃticas Públicas. São LuÃs: UFMA; 2015.
Pasquim EM, Recine E. Contribuições da extensão universitária para a construção de conhecimento em segurança alimentar e nutricional. Demetra: alimentação, nutrição & saúde 2017;12(3):539-59.
Universidade Federal do Pará (UFPA) – Instituto de Ciências da Saúde: Faculdade de Enfermagem. Projeto PolÃtico-pedagógico do Curso de Enfermagem. Belém: UFPA. 2008. 88p (documento interno).
Camarano AA, Kanso S. Envelhecimento da população Brasileira - uma contribuição demográfica. In: Freitas E. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 4ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara-Koogan; 2016. p. 58-73.
Cachioni M. Universidade da terceira idade: história e pesquisa. Rev Temática Kairós Gerontologia 2012;5;1-5.
Delores SJ (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o século XXI. Organização das Nações Unidas para educação, a ciência e a cultura. Ed. CNPq/IBICT/UNESCO [internet]. BrasÃlia (DF): Unesco; 2010 [citado 2014 out 10]. DisponÃvel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Cadernos de atenção básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. BrasÃlia: MS; 2006. 192 p.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Guia Global das Cidades Amigas do Idoso. Traduzido do inglês. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 2009.
Freire P. Pedagogia do deprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.
Lucena ALR, Freitas FFQ. Ensinando e aprendendo com idosos: relato de experiência. Rev Pesquisa Cuidado é Fundamental 2016;8(2):4131-41.