Utilização de tecnologias interativas da Web para orientação de projetos de iniciação cientí­fica na área da saúde

Autores

  • Flora de Andrade Gandolfi FAMERP
  • João Marcelo Rondina FAMERP
  • Ana Maria Ferreira Rondina FUNFARME
  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i4.1260

Resumo

O desenvolvimento de Tecnologias Interativas da Web (TIW), associado às caracterí­sticas da Geração Y e às extensas cargas horárias dos cursos das áreas da saúde, demonstra a necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. A utilização dessas tecnologias para orientação de iniciação cientí­fica possibilita driblar os problemas de tempo e espaço impostos pelo modelo tradicional presencial. Visando verificar os benefí­cios das TIW no processo de comunicação e orientação às pesquisas acadêmicas, este estudo analisou a utilização dos softwares Mendeley, Facebook e FAMERP Virtual por grupo de discentes de iniciação cientí­fica dos cursos de Medicina e Enfermagem, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. Foram levantadas referências bibliográficas relacionadas ao tema, além de análise dos registros dos softwares escolhidos no modelo computacional. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados e calculou-se a efetividade do modelo proposto a partir do coeficiente de interatividade. Os dados encontrados corroboram os í­ndices do coeficiente de efetividade avaliados, identificando maior adesão ao software Facebook, grande utilidade na ferramenta Mendeley para armazenamento e compartilhamento de textos cientí­ficos e necessidades de reestruturação da proposta apresentada pela plataforma FAMERP Virtual. Verificou-se, ainda, a importância da atuação do docente como fomentador desse processo para integrar essas ferramentas na de orientação de iniciação cientí­fica, de modo a facilitar o contato e a troca de informação entre orientando e orientador. Sugere-se a continuidade das pesquisas e a necessidade de uma avaliação dos participantes dessa, para identificar as razões para maior efetividade de uma ferramenta perante as outras no processo de orientação, auxiliando na reformulação do modelo proposto, de modo a torná-lo mais efetivo e intuitivo, trazendo máximos benefí­cios ao orientador e seus orientandos.

Palavras-chave: tecnologias interativas da web, rede social, saúde, iniciação cientí­fica.

Biografia do Autor

Flora de Andrade Gandolfi, FAMERP

Acadêmica do curso de medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

João Marcelo Rondina, FAMERP

D.Sc., Analista de sistemas, diretor de núcleo de informática da FAMERP

Ana Maria Ferreira Rondina, FUNFARME

Assistente social, especialista em Serviço Social, coordenadora do Serviço Social da Fundação da Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME)

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, enfermeira, livre-docente em enfermagem, orientadora da graduação e pós-graduação lato-sensu e stricto sensu na FAMERP

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Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Artigos originais