Utilização de tecnologias interativas da Web para orientação de projetos de iniciação cientí­fica na área da saúde

Authors

  • Flora de Andrade Gandolfi FAMERP
  • João Marcelo Rondina FAMERP
  • Ana Maria Ferreira Rondina FUNFARME
  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i4.1260

Abstract

O desenvolvimento de Tecnologias Interativas da Web (TIW), associado às caracterí­sticas da Geração Y e às extensas cargas horárias dos cursos das áreas da saúde, demonstra a necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. A utilização dessas tecnologias para orientação de iniciação cientí­fica possibilita driblar os problemas de tempo e espaço impostos pelo modelo tradicional presencial. Visando verificar os benefí­cios das TIW no processo de comunicação e orientação às pesquisas acadêmicas, este estudo analisou a utilização dos softwares Mendeley, Facebook e FAMERP Virtual por grupo de discentes de iniciação cientí­fica dos cursos de Medicina e Enfermagem, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. Foram levantadas referências bibliográficas relacionadas ao tema, além de análise dos registros dos softwares escolhidos no modelo computacional. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados e calculou-se a efetividade do modelo proposto a partir do coeficiente de interatividade. Os dados encontrados corroboram os í­ndices do coeficiente de efetividade avaliados, identificando maior adesão ao software Facebook, grande utilidade na ferramenta Mendeley para armazenamento e compartilhamento de textos cientí­ficos e necessidades de reestruturação da proposta apresentada pela plataforma FAMERP Virtual. Verificou-se, ainda, a importância da atuação do docente como fomentador desse processo para integrar essas ferramentas na de orientação de iniciação cientí­fica, de modo a facilitar o contato e a troca de informação entre orientando e orientador. Sugere-se a continuidade das pesquisas e a necessidade de uma avaliação dos participantes dessa, para identificar as razões para maior efetividade de uma ferramenta perante as outras no processo de orientação, auxiliando na reformulação do modelo proposto, de modo a torná-lo mais efetivo e intuitivo, trazendo máximos benefí­cios ao orientador e seus orientandos.

Palavras-chave: tecnologias interativas da web, rede social, saúde, iniciação cientí­fica.

Author Biographies

Flora de Andrade Gandolfi, FAMERP

Acadêmica do curso de medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

João Marcelo Rondina, FAMERP

D.Sc., Analista de sistemas, diretor de núcleo de informática da FAMERP

Ana Maria Ferreira Rondina, FUNFARME

Assistente social, especialista em Serviço Social, coordenadora do Serviço Social da Fundação da Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME)

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, enfermeira, livre-docente em enfermagem, orientadora da graduação e pós-graduação lato-sensu e stricto sensu na FAMERP

References

Camargo AL, Ito M. Utilização das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde: uso das redes sociais pelos médicos. J Health Inform 2012;4(4):165-9.

Vieira JE, Tamousauskas MRG. Avaliação das resistências de docentes a propostas de renovação em currículos de graduação em medicina. Rev Bras Educ Méd 2013;37(1):32-8.

Bhana VM. Interpersonal skills development in Generation Y student nurses: a literature review. Nurse Educ Today 2014;34(12):1430-4.

Souza PMM, Nunes CA, Silveira CS, Nóbrega-Therrien SM. Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado. Rev Bras Educ Med 2012;36(1):14-23.

Klerk N, Bevan-Dye AL. Free-time management amongst generation Y students. Mediterr J Soc Sci 2014;5(21):11-18.

Dogruer N, Eyyam R, Menevis I. The use of the internet for educational purposes. Procedia Soc Behav Sci 2011;28:606-11.

Bolton RN, Parasuraman A, Hoefnagels A, Migchels N, Kabadayi S, Gruber T, et al. Understanding Generation Y and their use of social media: a review and research agenda. JOSM 2013;24(3):245-67.

Islam AKMN. Investigating e-learning system usage outcomes in the university context. Comput Educ 2013;69:387-99.

Leite MTM, Carlini AR, Ramos MP, Sigulem D. Educação Médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Rev Bras Educ Méd 2010;34(1):141-9.

Weller M. The Digital Scholar: how technology is transforming scholarly practice. London: Bloomsbury Academic; 2011.

Cartledge P, Miller M, Phillips B. The use of social-networking sites in medical education. Med Teach 2013;35(10):847-57.

Simões L, Gouveia L. Geração Net, Web 2.0 e Ensino Superior. In Freitas E, Tuna S, eds. Novas Médias, Novas Gerações, Novas Formas de Comunicar. Porto: Universidade Fernando Pessoa; 2009. p. 21-32.

Klamma R, Chatti MA, Duval E, Hummel H, Hvannberg EH, Kravcik M et al. Social software for life-long learning. Educ Technol Soc 2007;10(3):72-83.

Folstein SM. The use of web 2.0 technologies to support continuing medical education. Denver: Regis University; 2010.

Stoeger H, Duan X, Schirner S, Greindl T, Ziegler A. The effectiveness of a one-year online mentoring program for girls in STEM. Comput Educ 2013;69:408-18.

Palmeira MF, Tenório RM, Lopes UM. O uso das ferramentas interativas baseadas nas tecnologias da informação e comunicação na pós-graduação, 2005. [citado 2017 Jun 28]. Disponível em URL: http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/UacaiLopes.pdf

Rondina JM. Plataforma computacional FAMERP virtual. [Tese]. São José do Rio Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; 2012.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4a ed. Porto Alegre: Bookman; 2010.

Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez; 2011.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas: São Paulo; 2010.

Cain J, Policastri A. Using Facebook as an informal learning environment. Am J Pharm Educ 2011;75(10):1-8.

Hicks A. “Mendeleyâ€: a review. Collab Libr 2011;3(2):127-8.

The Mendeley Collaboration Company. The Global Research Report, 2012. [citado 2017 Jun 28]. Disponível em URL: http://mnd.ly/global-research-report

Singh J. Mendeley: A free research management tool for desktop and web. J Pharmacol Pharmacother 2010;1(1):62-3.

Hull D, Pettifer SR, Kell DB. Defrosting the digital library: bibliographic tools for the next generation web. PLoS Comput Biol 2008;4(10):e1000204.

King S, Greidanus E, Carbonaro M, Drummond J, Patterson S. Merging social networking environments and formal learning environments to support and facilitate interprofessional instruction. Med Educ Online 2009;14:5.

Tori R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC; 2010.

Zhan Z, Mei H. Academic self-concept and social presence in face-to-face and online learning: Perceptions and effects on students’ learning achievement and satisfaction across environments. Comput Educ 2013;69:131-8.

DiVall MV, Kirwin JL. Using Facebook to facilitate course related discussion between students and faculty members. Am J Pharm Educ 2012;76(2):32.

Wang AT, Sandhu NP, Wittich CM, Mandrekar JN, Beckman TJ. Using social media to improve continuing medical education: a survey of course participants. Mayo Clin Proc 2012;87(12):1162-70.

Published

2017-10-27

Issue

Section

Original articles