Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: contribuições práticas do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i6.2231Resumo
Introdução: A educação em saúde, instrumento eficiente da promoção e prevenção, é aplicada como veículo transformador de práticas e comportamentos socioambientais, apresenta ênfase para o desenvolvimento da autonomia e da qualidade de vida do indivíduo e coletividade. Objetivo: Conhecer as práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica de saúde com ênfase na promoção da saúde. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado por meio de entrevista com 09 enfermeiros de unidades de atenção básica de saúde do município de Cajazeiras, localizado no estado da Paraíba/Brasil, após aprovação Comitê de Ética da Faculdade Santa Maria. Os dados foram coletados de junho a agosto de 2016 e analisados por meio do programa SPSS (versão 21) e análise de discurso. Resultados: Destacam-se as atividades realizadas com a comunidade, focadas principalmente em grupos de doenças específicas (hipertensos e diabéticos) e saúde da pessoa idosa. No entanto, poucas atividades são destinadas a população adolescente. Conclusão: Faz-se necessário a sistematização de metodologias iterativas no cenário da atenção básica que considerem as condições de vida, o indivíduo e coletividade de forma integral por meio de ações educativas intersetoriais que contemplem a interdisciplinaridade humana.
Palavras-chave: atenção primária í saúde, enfermeiro, promoção da saúde, saúde da família.Referências
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