Educação em saúde na Estratégia Saúde da Famí­lia: contribuições práticas do enfermeiro

Autores

  • Wilkslam Alves de Araújo UNIVASF
  • Marhla Laiane de Brito Assunção UNIVASF
  • Izabelle Silva de Araújo UNIVASF
  • Rayrla Cristina de Abreu Temoteo UFRN
  • Emanoella Carneiro de Souza UPE
  • Gilberto de Sousa Almeida FSM
  • Ferdinando Oliveira Carvalho UNIVASF
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa FSM

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i6.2231

Resumo

Introdução: A educação em saúde, instrumento eficiente da promoção e prevenção, é aplicada como veí­culo transformador de práticas e comportamentos socioambientais, apresenta ênfase para o desenvolvimento da autonomia e da qualidade de vida do indiví­duo e coletividade. Objetivo: Conhecer as práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica de saúde com ênfase na promoção da saúde. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado por meio de entrevista com 09 enfermeiros de unidades de atenção básica de saúde do municí­pio de Cajazeiras, localizado no estado da Paraí­ba/Brasil, após aprovação Comitê de Ética da Faculdade Santa Maria. Os dados foram coletados de junho a agosto de 2016 e analisados por meio do programa SPSS (versão 21) e análise de discurso. Resultados: Destacam-se as atividades realizadas com a comunidade, focadas principalmente em grupos de doenças especí­ficas (hipertensos e diabéticos) e saúde da pessoa idosa. No entanto, poucas atividades são destinadas a população adolescente. Conclusão: Faz-se necessário a sistematização de metodologias iterativas no cenário da atenção básica que considerem as condições de vida, o indiví­duo e coletividade de forma integral por meio de ações educativas intersetoriais que contemplem a interdisciplinaridade humana.

Palavras-chave: atenção primária í  saúde, enfermeiro, promoção da saúde, saúde da famí­lia.

Biografia do Autor

Wilkslam Alves de Araújo, UNIVASF

Enfermeiro, Aluno de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Marhla Laiane de Brito Assunção, UNIVASF

Enfermeira, Aluna de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Izabelle Silva de Araújo, UNIVASF

Nutricionista, Aluna de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas UNIVASF

Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, UFRN

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Docente FASP

Emanoella Carneiro de Souza, UPE

Fisioterapeuta, Universidade de Pernambuco (UPE)

Gilberto de Sousa Almeida, FSM

Fisioterapeuta, Faculdade Santa Maria (FSM)

Ferdinando Oliveira Carvalho, UNIVASF

D.Sc., Educador Fí­sica, Docente UNIVASF

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, FSM

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela FMABC, Docente FSM

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Publicado

2019-02-13

Edição

Seção

Artigos originais