Índice de satisfação da equipe de enfermagem atuante em um serviço de pronto atendimento

Autores

  • Vanessa Natacha da Silva Oliveira Hospital Escola de Itajubá/MG
  • Valdinéa Luiz Hertel Faculdade Wenceslau Braz
  • Paula Rogéria da Silva Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i4.2548

Resumo

Objetivo: Avaliar o ní­vel de satisfação dos profissionais de enfermagem de uma unidade de pronto-socorro. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, do tipo exploratória, descritiva e transversal realizado com a colaboração de 33 profissionais. Para coleta de dados utilizou-se um instrumento com o intuito de registrar os dados pessoais dos participantes e para avaliar o ní­vel de satisfação dos mesmos foi aplicada a Escala de Atitude do Índice de Satisfação Profissional. Resultados: Evidenciou-se que os participantes obtiveram o conceito "Bom" sendo o domí­nio que mais contribuiu para a satisfação dos participantes foi o requisito do trabalho e o de pior escore o domí­nio interação. Conclusão: Sugere-se que novos estudos sejam realizados visando correlacionar as caracterí­sticas pessoais dos profissionais de enfermagem com os domí­nios que contemplam as escalas que avaliam satisfação profissional.

Palavras-chave: enfermagem, satisfação, pronto-socorro.

Biografia do Autor

Vanessa Natacha da Silva Oliveira, Hospital Escola de Itajubá/MG

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Tereza D"'Ávila, UNIFATEA, Lorena/SP, Enfermeira do Hospital Escola de Itajubá/MG

Valdinéa Luiz Hertel, Faculdade Wenceslau Braz

M.Sc., Enfermeira pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Docente da Faculdade Wenceslau Braz, Itajubá/MG e do Centro Universitário Teresa D"'Ávila (UNIFATEA) Lorena/SP

Paula Rogéria da Silva, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG

Referências

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Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

Artigos originais